1. ACONSELHAMENTO FILOSÓFICO
Consulta baseada num diálogo conduzido pelo filósofo à maneira dos diálogos de Sócrates. Não há lugar a uma abordagem com base na história de vida. O ponto de partida deve ser uma pergunta que nos inquieta ou uma questão existencial, para a qual se procura uma resposta crítica.
2. FILOSOFIA NAS EMPRESAS
O filósofo ser:
a) um avaliador que faz uma prova a um candidato ou funcionário;
b) um formador que fomenta a prática do diálogo socrático para agilizar processos de pensamento nas equipas;
c) um conselheiro para os quadros superiores que fomente análise racional.
3. MEDITAÇÃO FILOSÓFICA
A School of Life, do filósofo suíço Alain de Botton, preconiza, entre muitos outros programas, os sermões agnósticos, que visam a produção de valores com base na beleza, na vida boa e nas práticas éticas para uma harmonia do corpo e da mente.
4. COMPANHEIRISMO FILOSÓFICO
Retiros de um, dois ou mais dias entre companheiros de pensamento. O filósofo israelita Ran Lahav desenvolveu este conceito para recriar o ambiente vivido pelos filósofos da Grécia clássica. Aqui, a palavra filosofia (filo = amigo e sofia = sabedoria) ganha um sentido literal.
5. PASSEIOS E CAMINHADAS FILOSÓFICAS
Para quem prefere pensar em movimento. Passeios numa cidade ou caminhadas na serra são outras formas de ir ao encontro da prática filosófica, em que um ponto de vista pode ser tomado nos vários sentidos: sobre uma paisagem ou uma opinião.
6. CAFÉS FILOSÓFICOS
Um ou mais animadores encontram-se com pessoas que acorrem a um café ou outro lugar público. Pode-se entrar e sair à vontade mas tem de se respeitar as regras indicadas no início da sessão. A questão é proposta e votada e o diálogo decorre em torno dessa pergunta.
7. ATELIERS DE FILOSOFIA
Podem desenvolver-se de várias formas: em ambiente de formação para professores, educadores ou pais, caso se trate de ateliers de filosofia destinados a crianças. Se forem destinados a um público adulto, podem ocorrer nas instituições habituais.
8. FILOSOFIA COM CRIANÇAS
Muitas escolas propõem, em regime curricular ou extracurricular, sessões de filosofia com crianças. São jardins-de-infância e um público entre os 4 e os 6 anos. Existem também sessões de filosofia para crianças e jovens em escolas públicas e privadas em todos os ciclos do ensino básico.