OPINIÃO

O mercado na mesa

Receitas saudáveis para o verão.

Com o verão a caminho, há mais frutos e frescos à nossa disposição. Use o melhor que a estação tem para oferecer. Inspire-se e faça brilhar as compras do mercado – e aproveite estas receitas que são uma boa alternativa para reduzir o colesterol.

Leia mais artigos do Movimento Saudável aqui.

 

Espetada de frutos da época

_meloa

_abacaxi

_morangos

_papaia

_espetos de madeira

MOLHO

_2 leites fermentados Becel pro.activ romã e framboesa

_1 pitada de canela

_1 estrela de anis

_tomilho-limão

Para as espetadas: prepare os frutos, corte-os em cubos ou pedaços aproximadamente do mesmo tamanho e monte-os, colocando-os alternadamente nos espetos.

Para o molho: misture os iogurtes com a canela, a estrela de anis e algumas folhinhas do tomilho-limão e sirva com as espetadas. Pode usar fruta da época a seu gosto.

 

NM1148_MS_receita01

Salada morna de vegetais

_300 g de abóbora limpa

_300 g de curgete

_100 g de pimento vermelho

_300 g de cogumelos pleurotos

_2 colheres de sopa de Becel Cozinha Líquida

_100 g de queijo fresco magro

_50 g de amêndoa laminada

_framboesas

_1 colher de chá de cominhos em pó

_pimenta preta

_noz-moscada

_coentros frescos

_sal

Numa frigideira antiaderente, torre a amêndoa e reserve. Retire a casca à abóbora, lave a curgete, mantendo a casca e corte tudo em cubinhos. Limpe os cogumelos com papel de cozinha e rasgue-os em tiras. Deite a Becel Líquida numa frigideira e adicione os legumes preparados, polvilhe com os cominhos e tempere com sal, pimenta moída na altura e uma pitada de noz-moscada. Salteie em lume moderado, mexendo de vez em quando até os legumes ficarem tenros mas crocantes. Entretanto, corte o queijo fresco em cubinhos. Coloque os legumes no recipiente de serviço, por cima espalhe os cubinhos de queijo, a fruta e salpique com folhas de coentros e amêndoas tostadas. Em vez das framboesas pode usar fruta a seu gosto: ameixa, pêssego, morangos ou outra. Receita para quatro pessoas.