OPINIÃO

6 mitos que deve saber antes de começar a treinar

Nuno Neves, o personal trainer de Cristina Ferreira, desvenda-os a todos.

Em tempos, quando perguntou a uma aluna prestes a começar a treinar quais eram os seus objetivos, Nuno Neves gostou da resposta: continuar a comer e beber sem ficar com pesos na consciência. É um facto: o personal trainer de Cristina Ferreira nunca gostou de ver gente dependente do sofá, sem força para abraçar hábitos de vida saudáveis. Outro facto: gosta ainda menos de excessos. Pessoas que aumentam o volume de treino sem respeitar os períodos de descanso aconselhados não sabem o mal que fazem a si mesmas. Acima de tudo, importa treinar com a cabeça.

«Sabia que dormir entre 7 e 9 horas por noite é essencial para que o corpo recupere após um treino intenso? É no sono profundo que se liberta a hormona do crescimento, a mesma que conduz a uma tonificação muscular. Por esta razão, a fase mais importante do treino é mesmo o descanso.»

Antes de treinar, importa ter uma informação clara face ao que vai fazer, como e porquê, avisa no seu livro Treine Como Uma Estrela, com os fundamentos para se alcançar um corpo perfeito sem prejudicar a saúde. A desculpa de que não temos tempo não serve: o treinador assegura que 20 minutos, duas vezes por semana, são suficientes para começar desde que se seja consistente, regular e intenso.

«Dar o máximo não significa cair para o lado nem lesionar-se. Ouçam o vosso corpo: ele funciona de maneira inteligente. Façam uma alimentação saudável, que permita queimar mais calorias do que as ingeridas. Nós somos o que comemos, mas também o que fazemos.»

E porque estamos sempre a ser bombardeados com informação que parece fidedigna e, contudo, se contradiz a toda a hora, torna-se fundamental saber distinguir a verdade dos mitos. Veja na nossa fotogaleria os seis que passam mais frequentemente por verdades, a tirar da ideia antes de se lançar ao exercício.