Exclusivo: Terá Luke Skywalker passado para o lado negro da força?

Texto de Rui Pedro Tendinha

Dia 2

Há amor entre estes fãs de Star Wars. Amor pelas personagens (das mais secundárias aos vilões da série animada) e respeito entre todos os participantes freaks desta convenção. Não há um corredor que não esteja pejado de gente disfarçada a tirar selfies com… gente disfarçada.

Os fãs não têm ciúmes entre si, admiram-se, sentem todos – mesmo sem se conhecerem – que são da mesma família ou do mesmo clube. O imenso e infinito «Team Star Wars».

Claro que há fações: os fanáticos dos três primeiros filmes ou aqueles que preferem a nostalgia dos vinte anos do Episódio I. Tem tudo a ver com gerações.

Mas, depois, há outro sortilégio que mexe connosco, mesmo para quem não é perito no universo: o civismo. Ninguém protesta nas enormes filas, o silêncio nos painéis é de ouro e há gestos de generosidade incríveis com pessoas mais idosas.

Neste segundo dia, logo após ter sido relevado o primeiro trailer de Star Wars- Episódio VIII: Os Últimos Jedi, houve um estado comum de exaltação.

Quem passeia neste centro de convenções está feliz, sente que são estes os dias mais recreativos do seu ano. E vêm de todo o lado. De outros pontos dos EUA , do Chile, da Argentina e de todos os cantos da Ásia.

Todo este confluir de paixões é capaz de converter o mais cínico. Não é por acaso que na sala de imprensa a maior parte dos jornalistas também exibe t-shirts ou capacetes dos Startroopers. É quase impossível não ficar tocado por este manto sagrado, por esta fantasia conciliatória literalmente para todas as idades. Tão cool e tão pirosa ao mesmo tempo. Aqui todos estão à vontade para se expressarem. É bonito.

Neste segundo dia, logo após ter sido relevado o primeiro trailer de Star Wars- Episódio VIII: Os Últimos Jedi, houve um estado comum de exaltação. Mas também de desconfiança. Afinal de contas, aquelas imagens sugerem que Luke Skywalker foi para o Lado Negro. Os nerds estão em sentido…

Leia o Dia 1 do nosso Diário na Convenção Star Wars 2017.