O voo da moda portuguesa

Como se promove no estrangeiro – e também dentro de portas – um setor tão importante para a economia nacional como a moda? Com criatividade. E levantando os pés do chão quando é necessário, para ambicionar mais.

Promover a imagem de um setor dinâmico e criativo implica soluções dinâmicas e criativas. Por isso, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) desenvolveu um conceito novo: comunicar o que é nosso para o mercado nacional e estrangeiro – mais concretamente para Espanha, Alemanha, Suécia, Dinamarca e EUA -, procurando agregar empreendedores e consolidar marcas e nomes de relevo.

Nasceu assim o Fashion from Portugal, um plano estratégico de divulgação internacional da indústria têxtil portuguesa até ao final desta década, que dá a conhecer não só a qualidade dos tecidos portugueses mas também a mestria com que os designers nacionais têm vindo a dar forma a uma moda portuguesa virada para o futuro.

As primeiras imagens da campanha inicial do Fashion From Portugal foram realizadas pelo fotógrafo Cassiano Ferraz em locais emblemáticos do centro histórico da cidade do Porto, procurando assim juntar o upgrade da moda portuguesa ao tradicional e ao respeito pelo que está conquistado mas é preciso manter e cuidar. A ideia não é divulgar um estilista, uma marca ou uma tendência em particular, mas sim a moda nacional como um todo.


Veja o vídeo dos bastidores da campanha Fashion From Portugal.


A necessidade de pensar a atividade com um todo faz muito mais sentido se pensarmos que são mais de 180 os países que importam têxteis e criatividade portugueses. A presença em feiras internacionais da especialidade é apenas uma forma de chegar ao público e aos decisores. Nos próximos quatro anos haverá também editoriais de moda e publicidade em revistas especializadas, outdoors junto aos recintos onde decorrem as mostras do setor e outras intervenções mais transversais.

A ATP agrupa mais de 500 empresas do setor dos têxteis em Portugal, é a cara de uma fileira que tem 130 mil trabalhadores diretos, fatura mais de 7 mil milhões de euros e e exporta mais de 5 mil milhões, deixando todos os dias um bocadinho da sua alma na roupa que vestimos. No Conselho de Moda desta associação figuram nomes como Elsa Barreto, Julio Torcato, Katty Xiomara, Micaela Oliveira e Miguel Vieira.

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