Cheesecake de canela e abóbora

INGREDIENTES: Para a base: 200 g de granola, 40 g de azeite extra virgem suave, 1 colher de sopa rasa de açúcar mascavado. Para o recheio: 4 ovos, 400 g de queijo-creme, 250 g de queijo mascarpone, sumo e raspa de 1 laranja, 2 colheres de chá de canela em pó, 100 g de açúcar mascavado. Para o topping: 200 g de doce de abóbora.

Pré‑aqueça o forno a 180o C. Triture num robô de cozinha os ingredientes da base e forre com esta mistura o fundo amovível de uma forma, pressionando bem com os dedos. Numa taça grande, misture todos os ingredientes do recheio, à exceção dos ovos. Adicione os ovos, um a um, e bata bem até estar tudo bem ligado. Verta para a forma, sobre a base de granola, e leve ao forno durante cerca de 65 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer na forma. Coloque a forma no prato de servir, espalhe o doce de abóbora no topo do cheesecake e só depois abra a forma e retire o aro. Rende cerca de 16 fatias.

NOTA: com o tempo, as formas de fundo amovível deixam de vedar bem e por vezes as massas de bolo, sobretudo as mais líquidas, escapam‑se. Para evitar isso, «embrulhe» a forma por fora com duas camadas de papel de alumínio.

*Teresa Rebelo escreve o blog Lume Brando e é autora do livro Estava Tudo Ótimo! (Ed. Matéria Prima).