Rita Seabra: marcar a diferença no mercado das celebridades

Rita Seabra é agente artística, no Rio de Janeiro, Brasil

Rita Seabra mudou-se para o Rio de Janeiro em 2013 para tentar a sorte na área dos eventos. Cinco anos depois, tornou-se sócia da House Entertainment.

No Porto, de onde é natural, Rita Seabra estreou-se no universo dos famosos como assessora de comunicação na Glam Celebrity. Mas foi no Rio de Janeiro, Brasil, que se afirmou como agente artística.

Quando atravessou sozinha o Atlântico em novembro de 2013, foi “muito na aventura, para ter uma experiência diferente”, até por ser ainda muito jovem”. Estava longe de imaginar que bastariam cinco anos para se tornar sócia da House Entertainment, a agência que representa as principais figuras públicas brasileiras, onde começou a trabalhar seis meses após aterrar no Brasil.

Rita nunca se arrependeu de deixar o país natal, mesmo reconhecendo saudades e a explicação é simples: “A qualidade de vida que tenho aqui e as coisas que aqui conquistei acho que seria impossível ter em Portugal”. À boleia do trabalho regressa muitas vezes, até porque tem regularmente compromissos na Europa.

Quando partiu, não foi com a expectativa de trabalhar no mercado de agenciamento artístico e celebridades, mas “acabou por rolar”. O facto de levar já alguma experiência também ajudou. Somou-se a capacidade de “cruzar algumas oportunidades”. Com o sócio fundador da agência em Los Angeles, EUA, Rita Seabra é a responsável por toda a parte operacional, o que a leva muitas vezes a cobiçadas passadeiras vermelhas, como a do Festival de Cinema de Cannes. Entre os agenciados, tem Giovanna Antonelli, a atriz Marina Ruy Barbosa ou a apresentadora Gabriela Prioli, sendo assumida a aposta no universo digital com influenciadores que tragam “conteúdo relevante”.

O sotaque mistura as raízes tripeiras com o calor carioca, até porque Rita esforçou-se por adaptar a sua comunicação à realidade além-fronteiras. “Tens de saber usar as expressões no trabalho. As pessoas têm que sentir-se à vontade a falar contigo e sentir que são percebidas”, sublinha. Por isso, “tive que me esforçar muito para entender não só a linguística do dia a dia, de negócios, mas também culturalmente. Precisei correr muito atrás de entender as coisas que eu não percebia. E nós já temos uma bagagem de cultura brasileira bem grande”, acrescenta.

Licenciada em Comunicação Empresarial pelo ISCAP, Rita Seabra especializou-se em Direito do Entretenimento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e apostou numa pós-graduação em produção audiovisual na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Focada no agenciamento, lida mais com os “players, do streaming, do mercado”, consciente da importância de uma “relação de respeito e carinho com a imprensa, porque a imprensa também coloca os agenciados e os talentos nos lugares que eles estão”.

A viver no Rio, pela proximidade com os estúdios da Globo (PROJAC), Rita viaja todas as semanas para São Paulo, onde acontecem todos os negócios, campanhas e eventos. Realizada pelo que conquistou até aqui, assegura que trabalhou muito para tal. Também “abdiquei de muitas coisas, de muito tempo com a minha família, com os meus amigos”, nota.

Grávida de uma menina, que se chamará Catarina, Rita Seabra só voltará a morar em Portugal se surgir “um ótimo desafio”, por ter a vida estabilizada e novos desafios à vista em Terras de Vera Cruz. “Mas eu tenho muito orgulho nas minhas origens e faço questão de dizer a todo o mundo que sou portuguesa, do Porto.”

Rita Seabra
Localização:
Rio de Janeiro, Brasil 22° 54’ 10” S 43° 12’ 28” O (GMT -3)
Profissão: agente artística
Idade: 34 anos