Poda de oliveiras aproveitada para painéis isolantes

O objetivo é venderem os painéis a empresas de construção civil

Ideia de investigadores da Universidade Católica Portuguesa foi premiada pela sua inovação tecnológica e quer ajudar a tornar cidades mais sustentáveis.

Aproveitar os desperdícios da poda de oliveiras para criar painéis isolantes que tornem as cidades mais sustentáveis. A ideia da ganhou um prémio de inovação tecnológica e agora os jovens procuram mais financiamento para que o protótipo que criaram chegue ao mercado.

Atualmente são desperdiçadas cerca de 33 milhões de toneladas resultantes da poda de oliveira a nível mundial, um recurso que apresenta um elevado valor económico e pode ter muitas aplicações. A preocupação foi apresentada por uma empresa espanhola e fez Sara Cunha, Paulo Nova e Ana Carolina Cassoni, investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto, procurarem soluções inovadoras.

“Tendo em conta a contínua investigação e desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para materiais de construção com propriedades isolantes, decidimos procurar uma solução para esta e outras empresas do setor de produção de azeite, desenvolvendo um painel de isolamento que incorporasse os resíduos das podas de oliveira”, explicam os jovens, que criaram um “produto 100% amigo do ambiente e com uma qualidade equiparável a alternativas menos sustentáveis existentes”.

O objetivo é venderem os painéis a empresas de construção civil, para que sejam incorporados em novos projetos e contribuam para a construção de cidades sustentáveis.

O CROP Insulation, que já desenvolveu um protótipo e está a otimizar o produto, venceu recentemente o Deep Tech Innovators do DIP4Agri, um programa com a mão da Universidade Católica Portuguesa. O prémio, no valor de cinco mil euros, em conjunto com o apoio do programa, irá “servir como uma alavanca para nos ajudar a transformar esta ideia num negócio”, consideram os jovens, que estão a procurar outras fontes de financiamento.

O programa Deep Tech Innovators foi desenvolvido em 2023 por um consórcio que reúne especialistas da Católica, da Wageningen University (Países Baixos) e Aarhus University (Dinamarca). Segundo Ana Paulo, gestora do programa, o nível de competitividade e de risco do setor agroalimentar “obriga a um aumento da produtividade”. “Através de projetos como o DIP4Agri, o consórcio pretende acelerar a criação de valor na universidade, promovendo a cultura do empreendedorismo e inovação tecnológica”.