Fentanil: o drama da super-heroína

O fentanil é o quarto opioide mais vendido em Portugal

Fentanil sintético está a causar epidemia de mortes nos EUA. Em Portugal, não há sinais de que esteja a ser traficado no mercado negro, mas já 12 pessoas pediram ajuda para tratar a dependência desta substância, prescrita como analgésico. DGS só agora vai rever norma.

O que é
O fentanil é um analgésico opioide que está indicado no tratamento da dor intensa, lesões graves e doenças crónicas. É vendido sob a forma de comprimidos ou adesivos. Em contexto hospitalar, pode ser injetável. Quando comparado com outros opioides, como a morfina, atua mais rapidamente. O risco de dependência é grande.

840
Embalagens de fentanil vendidas por dia em Portugal, durante o ano de 2022. Trata-se do quarto opioide mais vendido no país.

“A diferença entre a dose que proporciona o efeito procurado e a dose potencialmente letal é muito menor do que na heroína”
João Goulão
Presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD)

DGS revê circular
Depois de o “Expresso” ter noticiado que, em Portugal, 12 pessoas já pediram ajuda para serem tratadas por dependência de fentanil, a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que iria rever a circular relativa ao uso de medicamentos opioides fortes na dor crónica não oncológica. A circular em vigor data de 2008 e desvaloriza o risco de adição.

75 mil
É o número de mortes registadas nos EUA em 2022, à conta da dependência de fentanil. Tornou-se mesmo na principal causa de morte abaixo dos 50 anos. Note-se que, neste caso, falamos de uma versão sintética, fabricada em laboratório, e que é 50 vezes mais potente do que a heroína.