As eleições, o consumo de fármacos para insónias e as sondagens nos EUA
Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.
1
O país está hoje a ir a votos para escolher um novo Parlamento e, por consequência, um novo Governo. Tendo em conta o número de indecisos, espero que as mesas de voto tenham um dado ou um quantos-queres com a cara dos candidatos.
2
Se estiver com este jornal na mão ainda a equacionar se vai votar ou não, lembre-se: amanhã terão escolhido por si. E eu não gosto nem quando escolhem por mim toppings numa piza para dividir, que fará parlamentos. Nada de anchovas e nada de fascistas.
3
O Dia de Reflexão e as regras da CNE são mais complicados agora que há redes sociais. Até naqueles grupos de Facebook de fãs do Mercadona pode haver campanha encapotada naquelas discussões longuíssimas sobre se o detergente de talco é bom.
4
A rota da campanha eleitoral, com comícios e arruadas, é conhecida entre jornalistas como Circuito da Carne Assada, já que é maioritariamente a comida que se serve. Acho que depois dos resultados de hoje poderemos contar com um Circuito da Caldeirada.
5
Marcelo Rebelo de Sousa manteve-se discreto durante a campanha, aparecendo pouco. Só para verem: nem à Santini ou ao multibanco o homem ia.
6
Portugal regista o segundo maior consumo do Mundo de fármacos para insónias. O que é um paradoxo: por um lado, não conseguimos dormir, por outro, o país está num estado em que parece que andamos todos a dormir.
7
Nos EUA, Trump lidera as sondagens contra Biden, com 48% das intenções de voto versus 43%. Isto é como aquelas sequelas dos filmes de terror, mas neste caso as vítimas convidam o vilão e a sua motosserra para um cafezinho lá em casa.
8
Entrou em vigor um pacote legislativo conhecido como o “Simplex urbanístico”, que entre outras coisas acaba com a obrigatoriedade de todas as casas terem um bidé. Foi tanta gente aos cucos quando se grafitou o Padrão dos Descobrimentos e agora ninguém faz nada com o fim desta instituição nacional.
[Artigo publicado originalmente na edição do dia 10 de março – número 1659 – da “Notícias Magazine”]