Volvo EX30: quando menos é mais

Vai chegar a Portugal em março do próximo ano, mas já o conduzimos. E gostámos. Das linhas, dos materiais e do comportamento

O novo Volvo EX30, o mais pequeno SUV elétrico da marca, mostra como as preocupações ambientais não são incompatíveis com as exigências do segmento Premium.

As linhas simples, mas musculadas do exterior, já dão uma nota da atenção ao detalhe que a marca sueca dedicou ao EX30. Saiu tudo o que poderia parecer supérfluo, mas, por exemplo, e observando mais de perto, a frente possui duas entradas de ar com propósitos aerodinâmicos.

As luzes diurnas em forma de martelo de Thor são a imagem da marca e as quatro rodas estão nos extremos da carroçaria, maximizando o espaço interior. Na traseira, limpa de adornos, o botão que abre a bagageira está no friso superior.

O interior, confortável para quatro adultos, embora de acesso menos fácil aos lugares traseiros, recorre a materiais reciclados como a ganga, o linho e lã. E nem por isso perde um ar Premium. Para libertar espaço nas portas a Volvo usa uma barra de som da Harman Kardon na base do pára-brisas. O porta-luvas está colocado ao centro e apenas pode ser aberto através do monitor central.

Experimentámos a versão Single Motor, de 272 cavalos e tração traseira, em estrada de montanha e apreciámos o compromisso entre o comportamento rigoroso e o conforto. O preço começa nos 37 894 euros.

  • Ambiente
    Cerca de um quarto de todo o alumínio usado é reciclado, tal como cerca de 17% do aço. A Volvo refere que 95% do carro é reciclável.
  • Segurança
    O Volvo EX30 possui um alerta visual e sonoro de abertura de porta sempre que deteta a presença de um peão, ciclista ou motociclista.
  • Técnica
    Estão disponíveis versões com 272 (dois níveis de autonomia) e 476 cavalos e tração integral. Com esta o EX30 faz 3,6 segundos do 0 aos 100 km/h.