Vestir fato da cabeça à sapatilha

Hugo Boss | 180 euros

Para um local de trabalho mais informal, para um casamento descontraído ou para diferenciar no dia a dia, o calçado desportivo tem lugar junto do conjunto clássico.

É cada vez mais comum a conjugação de elementos clássicos com detalhes desportivos ou informais. E os homens não ficam de fora desta tendência, principalmente com o uso de sapatilhas. O segredo? Saber ler a situação. A vantagem? Conforto e, certamente, destaque entre um monte de fatos clássicos iguais.

Adriana Matos, consultora de imagem, adianta que o primeiro passo é escolher a cor ideal. “A sapatilha que combine com a cor do fato acaba por criar um look coeso.” Portanto, o ideal é eleger um calçado desportivo monocromático, sem cores demasiado exuberantes ou padrões. Para exemplo, a stylist indica que sapatilhas castanhas combinam com as seguintes cores de fato: castanho, azul-escuro, camel ou verde. Já sapatilhas pretas com fato preto ou azul-claro. Por fim, as brancas combinam com tons verde-claro, cinzento-claro ou bege. “Se o objetivo for arrojar, o calçado branco no fato preto tem um maior contraste.”

Mas nem só da cor se faz a escolha. O modelo também é importante. “O design deve ser intemporal e o ideal é optar por uma sola baixa e um tecido de sapatilha de pele ou camurça”, explica Adriana Matos. Em suma, um aspeto minimalista, uma vez que será conjugado com um conjunto clássico.

Também o próprio fato deve seguir algumas dicas, para que seja combinado com as sapatilhas de forma “suave”. Adriana Matos indica que este tipo de calçado “funciona melhor com calças slim” e que “a bainha deve bater no início da sapatilha, para um acabamento mais clássico”.

Mr. Blue | 96 euros
Gant | 140 euros
Zara | 25,95 euros
Axel Arigato | 225 euros
Hugo Boss | 180 euros