Medem a frequência cardíaca, monitorizam o exercício físico, o sono, o stress, até permitem gerir o ciclo menstrual. E, claro, conectados aos telemóveis, recebem notificações, mensagens, deixam atender chamadas. Os relógios inteligentes conquistaram o mercado e há cada vez mais marcas (sobretudo as gigantes dos smartphones) a lançar novos modelos e funcionalidades. No design, há clássicos, desportivos, outros que são verdadeiros acessórios de moda. Os preços podem ir até às várias centenas de euros.
Apple Watch Series 9
459 euros
Com um ecrã retina sempre ligado, é o primeiro produto da marca neutro em carbono. Monitoriza a saúde física e mental, incluindo a frequência cardíaca, o nível de oxigénio no sangue e até o estado de espírito. Há funções ativadas por gestos, sem precisar de tocar no ecrã para atender chamadas ou pausar músicas.
Garmin Vívoactive 5
299,99 euros
Tem uma bateria com autonomia para cerca de 11 dias, permite a monitorização da nossa energia dia e noite, do stress, do sono e até de sestas pós-almoço. Tem dezenas de aplicações de desporto e funcionalidades inclusivas, como exercícios concebidos para utilizadores de cadeira de rodas.
Google Pixel Watch 2
399 euros
É leve, promete alta precisão na medição da frequência cardíaca graças a um novo sensor e à inteligência artificial, monitorização da temperatura da pele e até identifica sinais de stress. Tem ferramentas de segurança, por exemplo, se vai caminhar à noite, define o temporizador e se ele expirar sem resposta, o relógio partilha a localização com os contactos de emergência.
Huawei Watch GT 4
Desde 269,99 euros
Aposta num design inspirado em peças de joalharia tradicional e é personalizável com vários tipos de braceletes. Monitoriza a temperatura corporal, o stress, o sono e até prevê ciclos menstruais. Conta mais de 100 modos desportivos e uma app de gestão de calorias.