Susana Romana

O Euromilhões, os métodos do Climáximo e o comboio com eurodeputados que parou na Disneyland

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Uma ativista do grupo ambientalista Climáximo colou-se numa das portas de um avião da TAP que ia fazer o voo Lisboa-Porto, acusando o Governo e o setor da aviação de matarem diariamente milhares de pessoas “com voos inúteis”. Impressionante, sobretudo sabendo que só a deixaram passar com tubos de cola com menos de 100 mililitros.

2

O Climáximo tem sido alvo de muitas críticas pelos seus métodos, que incluem o corte de estradas. O ideal era fazerem como as gerações antes deles e, quando estão indignados com o estado do mundo, irem congestionar as caixas de comentários das redes sociais dos jornais. Isso, sim, muda o Planeta.

3

A mulher do ator Will Smith, Jada Pinkett Smith, lançou um livro no qual revela que o casal vive separado desde 2016. É um processo de divórcio que dura há demasiados anos, estagnado, confuso, com muito secretismo à mistura. No fundo, é um processo semelhante ao nosso para ter um novo aeroporto.

4

Um comboio que transportava eurodeputados de Bruxelas para Estrasburgo, para uma sessão plenária do Parlamento Europeu, foi parar por engano à estação da Disneyland, em Paris. Foi uma maneira muito subtil de lhes chamar Patetas.

5

O primeiro prémio do Euromilhões da passada terça-feira, no valor de 67 milhões de euros, foi registado na bomba da BP de Ermesinde, em Valongo. Tristemente, grande parte do valor foi logo gasto ali, a encher o depósito e a comer um Twix.

6

Israel anunciou que vai boicotar a próxima edição da Web Summit em Lisboa devido às declarações do fundador, Paddy Cosgrave, a criticar o país. Porém, 24 horas após Israel decretar o boicote, Cosgrave disse que a venda de bilhetes aumentou. Por isso, quando lá para novembro a cidade estiver a rebentar de tipos de óculos que metem ketchup no cozido à portuguesa, lembrem-se que a culpa é do conflito israelo-palestiniano.

7

São atualmente 623 os alunos registados no ensino doméstico, a maioria na Grande Lisboa e na Região Centro. Ter aulas em casa é ótimo, porque assim os miúdos só são sujeitos ao bullying dos pais.

8

A campanha para a reeleição do presidente Joe Biden em 2024 lançou uma conta na rede social do ex-presidente Donald Trump, designada Truth Social (Verdade Social). Pode ter sido por engano, porque parece-me que a noção tecnológica de Biden estagnou ali no telégrafo.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 22 de outubro – número 1639 – da “Notícias Magazine”]