São práticos e, alguns, 3 em 1. Estes eletrodomésticos permitem-nos criatividade nas refeições. Com o frio que se avizinha, quem não quer umas torradas em casa?
Ter torradeira e tostadeira traz conforto ao lar, ainda mais nas estações mais frias, quando apetece ficar por casa. Permitem-nos customizar e ter criatividade em snacks e refeições. Waffles e torradas no ponto desejado e ainda há quem use estes utensílios para aquecer e descongelar comida. Tornaram-se essenciais e encontram-se facilmente no mercado a bom preço. Há, inclusive, modelos 3 em 1, torradeiras, tostadeiras e grelha ao mesmo tempo, podendo o utilizador trocar as peças.
“Se tem crianças ou quer sandes mais completas para os lanches, o melhor é uma tostadeira.” Quem ajuda é a DECO no seu site, mas aponta que estas não permitem “torrar o pão como as torradeiras”. O ideal é ter os dois, para mais variedade, mas, se quiser poupar, “há torradeiras que vêm equipadas com uma grelha que permite preparar tostas”. No entanto, a associação de defesa do consumidor realça que as tostadeiras “também servem para grelhar carne e vegetais”. Assim, com tanta opção, deixamos algumas dicas para que possa encontrar a proposta ideal.
No caso das torradeiras, a DECO começa pelas “de duas fatias de pão de forma, as mais comuns”. Têm a “vantagem de serem compactas.” No entanto, se precisa de torrar mais quantidade de pão, recomenda-se uma torradeira para quatro fatias. A DECO informa ainda que há características que majoram este eletrodoméstico. “Um elevador extra aumenta a altura da grelha que suporta a torrada, permitindo remover pedaços de pão ou tirar a tosta sem queimar os dedos”. O “indicador de progresso mostra o tempo que falta até a torrada ficar pronta” e uma bandeja facilita a limpeza. Se for fã, uma função para bagel pode ser boa ideia.
Para umas tostas agradáveis, a associação destaca “uma distribuição uniforme da temperatura” e “placas de tostar à prova de riscos”. Os manuais querem-se claros e “a estabilidade do aparelho e a facilidade de abertura, fecho e manuseamento, sem queimar os dedos, são fatores valorizados” nos testes. Para segurança, “tanto o exterior da tostadeira como a pega não devem ficar demasiado quentes”. Por último, a DECO aconselha que “avalie se a tostadeira é fácil de limpar” e fácil de arrumar. Por exemplo, “alguns aparelhos têm um sistema de arrumação do fio elétrico, que pode ser prático”. Dicas que podem dar jeito nestes meses frios, seja comprando pela primeira vez ou trocando os eletrodomésticos que já tem.