Cinco vinhos que são rosas sem espinhos

(Foto: Pexels)

O cada vez maior número de referências de rosé no mercado nacional obriga-nos a nova incursão naquele que é um segmento muito procurado ao longo do verão.

O rosé é muito consumido no verão. No entanto, a verdade é que os vinhos rosados também começam a ser opção noutras alturas do ano, consequência natural desse crescimento, em quantidade e em qualidade. Como se constata neste bloco. Boas provas.


São Luiz Winemaker’s Collection Tinto Cão Reserva Rosé 2022

Douro
São Luiz
Tinto Cão
22 euros

É, seguramente, um dos melhores rosés nacionais. O enólogo Ricardo Macedo confirma a excelência do seu desempenho, trabalhando com mestria uma das castas mais particulares do Douro. Cativa pela acidez e pela suavidade dos taninos. Aroma frutado e floral. Belíssima consistência. Elevada elegância. Nota máxima.


Mélange à Trois Rosé 2022

Dão
Sogrape
Tinta Roriz, Touriga-Nacional e Jaen
5,99 euros

Chega ao mercado de mão dada com o branco e mantém a lógica, já adotada no tinto, de apostar em três castas do Dão. E a verdade é que Beatriz Cabral de Almeida nos apresenta um harmonioso rosé com esse ADN dos pés à cabeça. A Tinta Roriz e a Touriga-Nacional honram a tradição da região; a Jaen oferece vivacidade e requinte.


Bons Ares Rosé 2022

Douro
Ramos Pinto
Cabernet Sauvignon, Tinta Barroca e Touriga-Nacional
17,50 euros

O trabalho realizado ao longo da vinificação merece os mais rasgados elogios. As contrariedades, como o ano vitícola extremamente seco (precipitação inferior a metade da ocorrida em 2021), não se fazem sentir. Um vinho que, tal como na estreia, seduz pela capacidade aromática e que na boca continua a ser empolgante.


Azul de Ventozelo Rosé 2022

Douro
Quinta de Ventozelo
Tinta Amarela e Tinta Roriz
5,99 euros

As portas azuis dos armazéns da Quinta de Ventozelo voltam aos rótulos do produtor de São João da Pesqueira. Depois do tinto e do branco, chega ao mercado o rosé, merecedor de redobrados aplausos. Um vinho com aroma floral e suaves apontamentos cítricos, que se destaca por uma irrepreensível leveza e frescura.


Tapada da Fonte Rosé 2022

Alentejo
Pista Wines
Touriga-Nacional e Syrah
9,80 euros

António Pista tem todas as razões para estar satisfeito. O arranque deste seu projeto faz-se com o pé direito, uma vez que em Alter Pedroso (Alter do Chão, Portalegre), com enologia de Joachim Roque e Ana Paulino, acaba de nascer um auspicioso rosé. Aromas a frutos silvestres, apontamentos a ervas aromáticas e muita elegância. Excelente.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto