Valter Hugo Mãe

Chico Buarque e Mônica Salmaso


Rubrica "Cidadania Impura", de Valter Hugo Mãe.

A passagem de Chico Buarque é da ordem da aparição. Chico aparece, como acontece com as figuras imaginárias, as dos sonhos e da fé. Os concertos marcados para Portugal, tão do foro do normal quanto possível, são ainda assim modos de prometer o pequeno milagre de encontrar um homem que se transcendeu em vida, significando génio e ternura, inteligência e bravura para a vasta maioria da humanidade. Eu diria, para a vasta multidão de decentes.

Ficamos sob efeito de sua aparição. Aqui e ali as conversas são sobre ter podido assistir, ou não, a algum dos concertos. E, quem foi está sem descer das nuvens, quem não foi resmunga como se tivesse adormecido justamente na hora em que a lua cobriu o sol.

Um senhor, na plateia, perguntava-me sobre quem seria Chico para os portugueses. E eu tentei explicar que era uma figura de nossa História, alguém que ergueu a bandeira da nossa democracia, esteve na nossa luta. Lembrei que ele e Caetano foram sempre, antes e depois da Revolução, cientes do processo político português, e deram a cara sem temor, muito como aconteceu estes anos recentes no Brasil durante o ataque vil à democracia por parte dos totalitaristas derrotados nas últimas eleições.

O Chico Buarque, quis eu explicar, não é um estrangeiro em Portugal. Ele é uma figura tutelar. Um génio que nos visita sobretudo por dentro de nossa pele, por dentro de nossas saudades, nosso amor, nossa identidade. Ele é por dentro dos portugueses. Coloquem Chico assim, e coloquem Caetano.

Desta vez, veio com a mais educada voz do Brasil. Mônica Salmaso, que tenho a sorte de ouvir desde “Voadeira”, graças a meu amigo Marcelino Freire, é a cantora perfeita. O seu timbre é pura beleza, com um veludo raro, uma quase coisa rouca, que é capaz de agudos limpos, virtuosos, seguros. Com Mônica a gente sempre ouve incrédulo. Sobretudo porque seu tom de terra parece não permitir o que sempre permite, as notas mais agudas, levantadas do chão, cristalinas. Ouvi-la cantando é esse deslumbre e é testemunhar uma mulher de humanidade profunda. Mônica, que tenho o privilégio de conhecer um pouco pessoalmente, é o que chamamos de pessoa linda, inteirinha feita de gentileza e inteligência. Fico até sem jeito, pensando que não estou sequer penteado o suficiente para chegar diante dela.

Tenho a impressão de que fomos ver Chico Buarque e Mônica Salmaso como quem foi ao culto. Eu passei depois a noite em claro. Escrevi isso nas minhas redes sociais. Não podia dormir. Queria andar ao sol para sentir a luz, esse óculo do Mundo sobre mim para acreditar um pouco que, no meio da agrura que tem sido a vida, me sobra alma. Como se a alma fosse de perder e recuperar. Como se um culto assim nos ajudasse a suprir a sensação de vazio no corpo.

(O autor escreve de acordo com a anterior ortografia)