Anoraques, os parceiros de todas as horas

Os anoraques servem para todo o tipo de tarefas, em qualquer altura do ano

São versáteis, úteis. Adaptam-se a qualquer ocasião. Faça chuva, vento ou frio. No dia a dia. Na cidade, no campo. Só porque sim. Os anoraques protegem. E intrigam. Como não?

São casacos. Mas também são camisolas. São ambíguos. São falados, estão na moda. Se fizer uma pesquisa rápida pela Internet vai perceber que os anoraques deixam as pessoas intrigadas. E se encaixa num desses casos, neste artigo explicamos-lhe tudo. Os anoraques são peças de roupa que encaixam na categoria dos casacos. Têm capuz, bolsos à frente ou do lado, à semelhança de um canguru, e o tecido é próprio para proteger do frio e da chuva. A característica que o vai distinguir de qualquer casaco ou parka é que não tem fecho, ou seja, entra pela cabeça, como se fosse uma camisola.

Estas peças de roupa são de estilo desportivo, adaptando-se aos vales das montanhas e às encostas. E servem para todo o tipo de tarefas, em qualquer altura do ano. Para uma escalada, para praticar desporto no parque, para caminhar à beira-mar, à beira-rio, no dia a dia, só porque sim. São autênticos parceiros de viagem. “É uma peça de roupa versátil, cada vez mais popular entre os consumidores”, afirma Ana Machado, da Wrong Weather, loja multimarca de estilo streetwear.

Assim como diversas peças de roupa desportiva que foram transitando para o estilo de streetwear, que mistura o urbano com o desporto, os anoraques não são exceção. “O impulso do streetwear é um dos maiores fatores para o sucesso do anoraque”, continua Ana. Assim, são modelos que “costumam ser mais escolhidos entre jovens sub-30, mas que já começam a estar muito presentes em todo o tipo de guarda-roupa”.

A stylist e fotógrafa Rafaela Lopes dá duas opções de combinação. Menos convencionais, mais desconstruídas do comum e na linha do streetstyle. “Se formos tentar fugir ao desportivo, pode ser conjugado com uma camisola, minissaia plissada, meias brancas mais subidas e uns stilettos.” Para uma opção “mais agressiva, podemos usar o anoraque com umas calças de ganga mais largas, um cinto metálico e uns sapatos de plataforma, para um bocado de altura”.

Entre o desporto, o casual e o streetwear, preenchem muitos campos. E não lhes falta estilo.

FILA | Anoraque Pavlina | 119,95 euros
Salomon | Anoraque Gravity Gore-Tex | 450 euros
Dior | Macrocannage Anorak | 4500 euros
Fjällräven | Vardag Hydratic Anorak | 299,95 euros
Nike | Anoraque Gore-Tex | 259,99 euros