Com 2023 na reta final, é hora de pensar 2024. Pode usar apps e calendários digitais. Mas as agendas, suspeitas do costume, nunca saem de moda.
Uma agenda permite desenhar a sua vida em poucas páginas. Um pequeno caderno, marcando os dias, sempre consigo. Já há quem prefira a aplicação de notas do smartphone, o calendário do email ou Google. Mas continua a haver muita gente a anotar os seus compromissos à mão numa agenda de papel. Porque resulta e são atuais. “Escrever à mão ajuda à concentração, melhora a memória, potencia a criatividade e exercita a mente”, refere Patrícia Brissos, da Alma em Papel. E acrescenta: “Diminui a depressão, a ansiedade e os riscos de demência”.
Com tantos benefícios, 1. Além disso, “é simples e prático, não precisamos de Internet nem baterias”. E há para todos os gostos e vidas. “Agendas diárias, semanais e mensais”, basta escolher como prefere planear. Quer sejam eventos, reuniões, consultas, aniversários, “uma boa agenda deve permitir planear todos os nossos compromissos diários”. Na escolha, folheie e procure as que apresentem “esquemas para organizar cada mês”.
Aprecia uma boa frase motivacional? Pode incluí-la na sua agenda, tal como as suas cores favoritas. “A ideia da ilustração é trazer beleza ao quotidiano, associando prazer e criatividade ao momento da escrita.” Dependendo do seu gosto, a cor recomenda-se “para enriquecer a vida”. Na procura, se sentir que nada se adequa ao seu ritmo, pode sempre personalizar. Assim, o “design interior” estará a seu cargo. Escreva, risque, use e abuse. Há sempre uma agenda adequada a cada um.