A Sociedade Ponto Verde lançou uma aplicação móvel para cativar as pessoas e incentivá-las a ter hábitos amigos do ambiente. Recompensa pode chegar aos 750 euros em compras de supermercado.
Sabia que não é preciso lavar as embalagens antes de irem para o ecoponto? Que os guardanapos devem ir para o lixo indiferenciado? Que existem locais que recolhem as escovas de dentes para que sejam transformadas em pranchas de surf adaptado? Ou que a primeira patente para reciclagem do papel data de 1800? Estas são algumas das muitas informações que pode descobrir na “Acerta e Recicla”, uma aplicação para telemóvel lançada pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que testa os seus conhecimentos sobre reciclagem através de um jogo e o alicia com prémios. Ao juntar uma experiência de digitalização e gamificação à sensibilização para a reciclagem de embalagens, a SPV quer que os bons hábitos fiquem, literalmente, na mão dos portugueses, mesmo quando estão de férias.
A app, gratuita, está disponível para download na Google Play e na App Store. Nela, para além de dicas e curiosidades, há quizzes sobre reciclagem, sondagens, “pergunta do dia”, happy hours e códigos promocionais, que dão a possibilidade aos participantes de jogar e ganhar pontos. No final, esses pontos são convertidos em prémios: os 20 jogadores com maior pontuação recebem cartões no valor de 750 euros e aos seguintes 40 jogadores são atribuídos cartões de 40 euros, que podem ser utilizados nos supermercados aderentes.
A cada dia, os três participantes que angariarem mais amigos para a aplicação recebem um voucher com 20% de desconto na loja Mind The Trash.
A primeira fase do projeto arrancou no passado dia 17 de julho e está a decorrer até 16 de agosto, altura em que vão ser desvendados os premiados. Até essa data, assegura a SPV, as pessoas vão sempre a tempo de fazerem todos os jogos e quizzes, procurarem os códigos e ficarem bem classificados.
Para se aproximar das pessoas e as “envolver” na causa da reciclagem, esta entidade gestora de resíduos percebeu que devia seguir a tendência de “digitalização” e “de gamificação com prémios”, explica Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de marketing e comunicação da SPV, adiantando que a adesão está a surpreender e a app já conta com 15 mil jogadores.
A intenção da SPV é continuar a apostar nesta ferramenta, pelo que o projeto vai contar com mais duas fases, ou seja, mais duas oportunidades de jogar (ainda sem data prevista).