Oferece beleza e versatilidade à decoração de cada espaço. Peças sustentáveis, duráveis, que muitas passam de geração em geração e que agora voltaram a estar na moda.
Nas paredes, em cima das mesas da sala, nas casas de banho, nas cozinhas, nos corredores. Os objetos de cerâmica estão em alta, mas não só. As mobílias feitas com o mesmo material também: mesas de centro, de suporte, por exemplo, começam a abundar no mercado. A cerâmica é versátil e os seus tipos são diversos: das mais básicas e comuns às de relevo, com aspeto 3D. A tendência atual são os objetos de pequena dimensão e com diferentes funcionalidades. Peças elegantes, que estão a conquistar muitos consumidores. Jarras, pratos, fruteiras, suportes de velas, quadros, copos.
A fundadora da marca Namira cerâmica, Mariana Pedro, menciona que os objetos com este material, podem estar presentes em qualquer ambiente. “São comuns nos projetos de arquitetura, na construção de um instrumento, na criação de um enfeite de Natal ou de um vaso para uma planta. A cerâmica está a ocupar um lugar que pertence a qualquer área. E este material também surge como uma alternativa ao plástico.” Mas deve muita da sua importância à “história e tradição” na cultura portuguesa. O que levou a que muitas pessoas começassem a sentir vontade de ter objetos de cerâmica nas suas casas outra vez. É o revivalismo. “Para além disso, é um material muito bonito”, salienta Mariana Pedro.
Por ter origem natural e grande durabilidade, acabam por se tornar objetos de decoração mais sustentáveis. “Uma peça de cerâmica pode acompanhar várias gerações e manter-se intacta”, garante. E ficam bem em qualquer parte da casa. “O barro está presente em inúmeros objetos do nosso dia a dia. Atualmente, é nos objetos funcionais que o encontramos mais facilmente, especialmente na loiça de casa”, lembra Patrícia Ramos, fundadora da marca Ramos Cerâmica.
Por possuírem praticidade e versatilidade estes produtos têm vindo a conquistar cada vez mais consumidores. Pois combinam com todo e qualquer tipo de ambiente. Sendo assim, podem estar no quarto, numa varanda ao ar livre, ou até mesmo na sala, para deixá-la mais elegante. “Objetos que possam ser pousados pela casa, como por exemplo jarras, vasos e pratos”, sugere Patrícia Ramos. Faça deles o que quiser, é para isso que serve o bom gosto.