1 de outubro: 154 anos do primeiro cartão-postal

A rubrica "Máquina do Tempo" desta semana recorda a entrada em circulação dos bilhetes-postais na Europa e em Portugal.

A 1 de outubro de 1869, há 154 anos, o mundo da correspondência testemunhou uma mudança revolucionária com o lançamento no Império Austro-Húngaro do primeiro cartão-postal, conhecido como “correspondenz karte”.

A inovação foi concebida pelo professor de Economia Política Emmanuel Hermann, que propôs a ideia numa missiva publicada em janeiro de 1869, enfatizando a conveniência de cartas simples e económicas, eliminando a necessidade de envelopes. Este evento marcou o início de uma revolução na forma como as pessoas se correspondiam.

A circulação de bilhetes-postais em Portugal foi autorizada por decreto de 31 de outubro de 1877, tendo os primeiros sido postos à venda em 1 de janeiro de 1878. O primeiro postal ilustrado em Portugal remonta a 1894, lançado no contexto das comemorações do V Centenário do nascimento do Infante D. Henrique. No início do século XX, os postais ganharam ampla popularidade no nosso país.

Além de serem usados comercialmente para promover práticas e produtos, também desempenharam um papel crucial na promoção de regiões, monumentos e tradições culturais, muitas vezes relacionados com eventos comemorativos.