Vinhos do Douro que aquecem o inverno

Cinco referências de eleição para combater os dias frios

Viagem por uma região que dispensa apresentações e onde não faltam muitos e bons exemplos. Quatro tintos, um branco. Confirmações, belíssimas surpresas. Nesta Garrafeira NM, cinco referências de eleição para combater os dias frios, num Bloco de Provas exclusivamente duriense.

Duas Quintas Reserva Tinto 2018


Douro
Adriano Ramos Pinto
Touriga-nacional, touriga-francesa e tinta da barca
30,30 euros

Um clássico da Ramos Pinto sempre em alta. A fantástica frescura é a imagem de marca deste 2018. A suavidade dos taninos proporciona uma sedutora elegância, que se revela igualmente na cor, grená, no nariz, a fruta e especiarias, e na boca, de morangos e framboesas. Diferentes elementos e procedimentos resultam num vinho de final extenso e duradouro. Perfeito. Ano após ano.

Titan of Douro Tinto 2019

Douro
Titan of Douro
Touriga-nacional, touriga-franca e vinhas velhas
12,99 euros

Um vinho equilibrado e revelador da sua identidade. O estágio de dez meses, em barricas de carvalho francês, proporcionou-lhe delicadeza, mas não beliscou a frescura e o caráter que o solo, de granito e xisto, incutiu. A cor, violeta, muito intensa, o nariz, frutado, e a boca, fresca com taninos aveludados, são as principais impressões digitais de um tinto robusto e provocador.

Tecedeiras Grande Reserva 2018

Douro
Quinta das Tecedeiras
Tinta roriz, touriga-franca, touriga-nacional e vinhas velhas
50 euros

A histórica quinta da sub-região do Cima Corgo, possuidora de um “terroir” de eleição, continua a produzir vinhos de muita qualidade. A personalidade deste tinto sobressai em boca, onde a macieza e a frondosidade se complementam, proporcionando um final longo. Os 19 meses de estágio em barricas de carvalho francês e os 12 meses de repouso em garrafa são decisivos para tão bom desempenho.

Quinta dos Castelares Superior Tinto 2017

Douro
Casa Agrícola Manuel Joaquim Caldeira
Tinta roriz, touriga-franca, touriga-nacional, sousão, tinta francisca e tinto cão
8,99 euros

Mais um belo exemplar nascido em Freixo de Espada à Cinta. O aroma a frutos maduros, com notas de especiarias, serve de próspera porta de entrada a um tinto esbelto, com taninos sólidos e que revela uma surpreendente delicadeza. A versatilidade de harmonizações (queijos, carnes, assados, cozinha italiana, tapas) impressiona, assim como a boa relação qualidade-preço.

Martha’s Monte Ferreiro Reserva Branco 2019

Douro
Gold Mountains Company
Viosinho, arinto e códega do larinho
14,99 euros

Um vinho de uma surpreendente polivalência, a que não é alheio o equilíbrio evidenciado em boca, graças a um significativo volume e a uma delicada textura, que se revelam harmoniosos, cativantes. Cristalino, com aroma de fruta tropical, a elegante presença da madeira, no final da fermentação e estágio, oferece-lhe requinte, fascínio. E faz toda a diferença.

* Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto