Susana Romana

Trump, o confronto entre a Rússia e a Ucrânia e o São Pedro

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Estamos no fim de semana de Carnaval, que se assinala esta terça. O que talvez explique porque é que Putin está a tentar disfarçar a Ucrânia de Rússia à força. Eu também fui vestida de dama antiga contra a minha vontade quando era pequena.

2

Muitos temem que estes confrontos entre a Rússia e quase o resto do Mundo descambem numa Terceira Guerra Mundial. Chato, mas vejam o lado positivo: vai dar vários filmes do Spielberg com imensos Oscars.

3

Vários países já avançaram com sanções contra a Rússia, mas também se temem as consequências para o resto do Mundo devido ao que já não vão poder importar de lá. Nomeadamente gás natural, trigo, aço e vilões do James Bond.

4

Joe Biden já veio perguntar: “Quem, em nome de Deus, deu a Putin direito de declarar novos países em território que pertencem aos seus vizinhos?”. Duas coisas. Um: para Putin, Deus é ele próprio. Dois: explicado assim parecem aquelas chatices com muros em terrenos de vizinhos que têm uma nespereira no meio.

5

Trump, por sua vez, considerou a ação de Putin “genial”. Gosto tanto quando ex-namorados mantêm um bom ambiente entre eles.

6

Também Trump lançou uma nova rede social, depois de ter sido expulso das outras. Chama-se Truth Social e promete “devolver a voz às pessoas”. Uma voz aos berros e a dizer que o homem nunca esteve na Lua porque a China inventou o escorbuto para proteger pedófilos democratas, claro. Mas com uns emojis do Snoopy a rir para aliviar.

7

Por cá, quem nos está a dar sanções é São Pedro. O país continua com uma seca gravíssima, que está a fazer disparar preços e já inflacionou o custo do pão, cereais, carne, legumes e leite. Está um ótimo tempo para ir para a esplanada, mas depois não há nada para consumir por lá.

8

Prevê-se que março seja outro mês seco, pelo que nos cabe a todos evitar desperdiçar água. Pode, por exemplo, fechar a torneira quando lava os dentes. E a TVI pode tentar deixar de lavar a imagem de todos os malucos que mete no “Big Brother Famosos”.