Trend Circle: o luxo em segunda mão para vender e alugar

A sustentabilidade é uma preocupação da Trend Circle

Duas amigas criam a Trend Circle, plataforma online para comercializar roupa e acessórios usados de marcas premium. As peças são autenticadas por especialistas para não haver contrafação. É a economia circular a funcionar.

Rita Araújo e Francisca Barroso conheceram-se na Faculdade de Economia do Porto e fizeram o mesmo caminho. Curso de Economia, mestrado em Gestão, trabalharam nos escritórios da Adidas durante um ano. Entretanto, num verão, Rita fez um curso de Moda em Paris, percebeu que o negócio de roupa em segunda mão era um nicho apetecido, voltou, falou com a amiga. E a vontade comum de um projeto a quatro mãos começou a ganhar forma.

Em abril de 2021, a Trend Circle começa a funcionar com um site para comprar, vender e alugar peças de moda em segunda mão de marcas de luxo e premium – nesta lista estão Chanel, Gucci, Prada, Burberry, Louis Vuitton, Carolina Herrera, Michael Kors, Bimba y Lola, entre outras. Roupa, carteiras, calçado e vários acessórios (relógios, lenços, joias, cintos, óculos de sol, entre outros) para mulher e para homem.

Rita Araújo e Francisca Barroso são amigas na vida e nos negócios. Querem ser inovadoras e diferentes da concorrência e a expansão internacional faz parte dos planos

A opção pelo segmento de luxo tem as suas razões. Francisca explica: “Pela qualidade e pela durabilidade dos produtos. Gostamos que os nossos clientes recebam uma peça que ainda lhes dure muito tempo e que, numa revenda, continue em ótimo estado. Faz sentido, para nós, não serem produtos de gamas baixas que têm um período de vida mais curto e rapidamente se desgastam”. “Os produtos mais ligados à fast fashion têm um maior impacto ambiental”, acrescenta Rita.

A sustentabilidade é, portanto, uma preocupação. “Tentamos evitar o plástico ao máximo, não usar nada que não seja essencial. Todo o nosso modelo de negócio é centrado na economia circular, ou seja, dar uma nova vida aos produtos”, sublinha Francisca.

As peças chegam-lhes através de parcerias com empresas B2B (business-to-business), lojas em segunda mão que não têm site, particulares. Todas passam pela rigorosa análise de uma rede de especialistas, a Trend Circle é contra a contrafação. É um dos pontos de honra. Há outros que, especifica Rita, “têm a ver com a marca (neste momento, já conseguimos perceber as que são mais vendidas), o estado do produto, e se está em tendência”.

O objetivo é vender rapidamente e tem corrido bem. Há ainda a possibilidade de alugar. O envio e a limpeza ficam a cargo das duas amigas do Porto que se dedicam ao projeto a tempo inteiro, tratam de tudo, e não escondem ambições. “Queremos ser inovadoras e diferenciarmo-nos da concorrência”, comenta Rita. “Gostávamos de ser líderes neste segmento em Portugal”, adiciona Francisca.

A Trend Circle tem um website, está nas redes sociais, tem página no Instagram (trend.circle) com quase 15 mil seguidores. Os preços têm uma amplitude larga, vão dos 17 aos 2500 euros (carteira da Chanel). Há artigos com descontos até 90% do valor original.

O feedback tem sido positivo e elas não param. Estão a desenvolver um novo site para melhorar a experiência online do consumidor, querem ampliar a diversidade de produtos, têm escritório no Porto para quem quer ver e experimentar antes de comprar e algumas peças numa loja do Freeport Fashion Outlet, em Alcochete. Já vendem para oito países europeus. A expansão internacional faz parte dos planos das duas amigas na vida e nos negócios.