O meu objeto: a t-shirt de Victor Hugo Pontes

Victor Hugo Pontes apresenta “Margem”, dança com palavras, teatro com movimentos, a 25 e 26 de junho no Centro Cultural da Malaposta, Olival Basto, Odivelas

O objeto escolhido pelo intérprete, coreógrafo e encenador Victor Hugo Pontes.

“Uma t-shirt básica, cinzenta, que me ofereceram e que usei numa das primeiras edições da Semana da Dança de Guimarães, em 1996. Simboliza o início de tudo. Não comecei na dança a fazer ballet e essa semana de formação intensiva foi a minha primeira aproximação à dança contemporânea. Guardo esta t-shirt como um objeto de memória afetiva, que me remete para um tempo inaugural e para as pessoas que estiveram comigo. Foi um marco importante na minha relação com a dança, e sempre gostei de guardar pedaços da memória e de saber contar a sua história.

Nasci em Guimarães, comecei pelas danças tradicionais e pelo teatro, e tive esta experiência no verão antes de entrar na Faculdade de Belas Artes. Tinha 17 anos. Antes e depois, andei por caminhos que não me levavam a pensar que, um dia, seria coreógrafo, entre tantas outras coisas. Passados 26 anos, estou noutro lugar, como diretor artístico da minha própria estrutura, e curador e programador do Estágio de Dança de Aveiro, que acontece no Teatro Aveirense de 28 de junho a 3 de julho.

Na t-shirt vê-se uma menina, de dimensões desproporcionais, a fazer contorcionismo. A ilustração é da Cristina Cunha, que colabora nos meus espetáculos como figurinista. Há sempre linhas cruzadas no nosso percurso e são estes objetos que nos ajudam a não perder o fio à meada.”

Intérprete, coreógrafo, encenador
43 anos