Floats of Fun. Insufláveis sofisticados e cheios de glamour

Rui Elias e Pedro Fogaça quiseram criar um projeto capaz de gerar com boa disposição

Floats of Fun nasce de uma amizade, de memórias de infância e de férias, de praia, mar e piscina. Uma marca feita de peças elegantes, resistentes e recicláveis.

É uma história com vários atos. Rui Elias, de Mértola, e Pedro Fogaça, de Lisboa, nascem no mesmo dia, no mesmo mês, no mesmo ano, com apenas 45 minutos de diferença. Conhecem-se em miúdos, aos oito anos, numas férias de verão em Beja. Nasce uma amizade para a vida. Mais tarde, nas ilhas gregas, à volta de uma melancia que mergulham no mar azul para a refrescar, e que se torna um brinquedo aquático, uma ideia fica a marinar.

Anos depois, dois copos de vinho numa esplanada em Lisboa, boas memórias da praia e da piscina, a vontade de um projeto comum, e uma marca ganha contorno. Floats of Fun surge no verão passado com insufláveis de luxo em formas de cisne, asas de borboleta, unicórnio, concha, arco-íris.

“O que nos move é termos um projeto que nos traga boa disposição – daí o nome. Uma sensação de alegria e de liberdade. Recuperámos esses momentos de descontração e de felicidade pura e genuína de quando éramos crianças”, explica Rui Elias, que foi tradutor, intérprete, professor, jornalista, teve uma agência de comunicação. Agora dedica-se a tempo inteiro à marca de insufláveis. Pedro Fogaça é engenheiro informático.

São insufláveis sofisticados inspirados no glamour, na “joie de vivre” e na art déco, de material robusto e resistente, cores suaves e metálicas, que vêm com um adesivo para usar em caso de furo. Há duas bombas disponíveis, vendidas à parte, uma elétrica e uma portátil que enchem e esvaziam os insufláveis em poucos minutos. “São insufláveis que se diferenciam em vários aspetos: pela qualidade dos produtos, mais espessos, mais resistentes; pelas dimensões, maiores do que os que existem; pelas formas pouco comuns de encontrar”, refere Rui Elias. “São produtos de luxo neste segmento, com mais qualidade e mais originais”, acrescenta. Dez modelos vendidos a 35, 60 e 70 euros no site da marca, no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia e de Lisboa e no The Life Juice na Comporta. O mercado algarvio anda debaixo de olho.

A entrega para reciclar, nos revendedores oficiais da marca, dá direito a 10% de desconto na compra de um novo insuflável. Preocupação ambiental, por um lado, função social, por outro. Ou seja, 10% do valor da receita anual da Floats of Fun é doado à Kiva, plataforma americana que ajuda pequenos negócios pelo Mundo.

A coleção é mais abrangente, dentro do segmento de praia e exterior, tem sacos, bonés, pousa-cabeças, viseiras solares. Os dois amigos querem que a marca cresça. “Queremos explorar insufláveis para a neve, ter uma coleção de inverno”, revela Rui Elias. Para combater a sazonalidade e comunicar todo o ano.