Escolhas de João Pedro Rodrigues: luz, sombra e um museu de província

“Onde fica esta rua ou sem antes nem depois”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, estreia-se no Festival de Locarno, que decorre de 3 a 13 de agosto. “Fogo-fátuo” chega às salas nacionais a 29 de setembro

Escolhas culturais do cineasta.

Almost Blue

Nas pinturas luminosas e sombrias do João Gabriel reencontro a emoção romanesca e o lirismo da pintura que me ensinou a fazer cinema. A convite do João fiz, com o João Rui Guerra da Mata, a instalação “Black on white”, a partir do meu novo filme “Fogo-fátuo”, para o Guestroom da Villa Salve Hospes [edifício da associação alemã Kunstverein Braunschweig; a mostra pode ser vista até 2 de outubro].


Les Années Retrouvés de Marcel Proust

Lúdico ensaio biográfico de Jérôme Bastianelli, onde se imagina a hipotética vida de Proust se tivesse resistido à doença que o matou há 100 anos.


Musée du Nouveau Monde

Guarda a pintura agora chamada “La mascarade nuptiale” (1788), de José Conrado Roza, tristemente alienada de Portugal em 1985, que tem um papel importante em “Fogo-fátuo”. Seria peça importante do polémico futuro “Museu das Descobertas” que bem poderia seguir o exemplo deste museu francês de província.