Dos pés à cabeça, o verão exige proteção extra e hidratação. Além do uso de produtos para a pele, há que ter cuidados específicos em prol da saúde da fibra capilar.
Verão é sinónimo de muito calor, mar, piscina e também vento, o que danifica os cabelos, tornando-os secos e quebradiços, se não se tiverem os cuidados certos. O primeiro passo, como sublinha a cabeleireira Carla Fernandes, passa por prevenir os danos “hidratando com um champô e uma máscara adequados”, antes de aproveitar o bom tempo em pleno.
“Proteger o cabelo do sol e do cloro” é a etapa seguinte e não faltam opções para cumprir o ritual à risca, como lembra a responsável pelo espaço Mod’s Hair, no Porto. Alguns aliados podem ir no saco da praia para mimar os fios capilares amiúde, principalmente após cada mergulho, e depois de os enxaguar com água doce. Há marcas que oferecem kits para usar antes, durante e após a exposição solar. Ingredientes nutritivos e vitaminas como, por exemplo, aloé vera, extratos de algas, glicerina, pantenol, óleos vegetais de coco e jojoba ou óleo de sésamo misturam-se em produtos que protegem a fibra capilar e, em muitos casos, vêm com fragrâncias que recordam memórias de infância.
Já em casa, no chuveiro, a água deve ser tépida. Na hora de secar, é recomendável que não se esfregue a toalha no cabelo com força, assim como se deve evitar o uso de secadores ou modeladores. Pentes de madeira são os ideais, pois quebram menos os fios e desembaraçam sem dificuldade.