Um acessório já não é apenas um acessório. Aliar tecnologia a diversos produtos do dia a dia é cada vez mais uma tendência que procura tornar certas tarefas mais simples.
Os filmes incutiram no imaginário óculos capazes de ver através de objetos ou informações projetadas a três dimensões em tempo real. Apesar de já haver protótipos, não é ainda uma realidade no mercado, mas já existem vários produtos que prometem conjugar um objeto comum a tecnologias que facilitam algumas tarefas. Ou que proporcionam mera diversão.
O caso dos Spectacles 3 é particular. Desenvolvidos pela empresa do Snapchat, rede social de fotografias e vídeos instantâneos, os óculos de sol equipados com duas câmaras em cada haste servem para captar momentos a três dimensões. Os óculos estão conectados ao telemóvel e é possível fotografar ou gravar, para partilhar com amigos e família ou para reviver mais tarde com os óculos de realidade virtual. Mas a diversão não tem um preço acessível, pois os Spectacles 3 estão à venda por 370 euros.
Para quem prefere investir em óculos que desempenham tarefas básicas como ouvir música, atender chamadas ou contar passos, funções já disponíveis nos relógios inteligentes, pode optar por modelos como o da Razer, da Bose ou da Huawei. Com preços de 210 a 350 euros e funções diversas, têm em comum aliar tecnologia a modelos clássicos de óculos de sol, que passam despercebidos como um acessório sem qualquer função tecnológica.
Mas o futuro dos óculos inteligentes não ficará, certamente, por aqui. A possibilidade de ver informação meteorológica, direções geográficas ou notificações mesmo à frente dos olhos, através de projeção a três dimensões, é há muito desejada pela Apple e promessa para 2022. A marca de tecnologia americana já confirmou a aposta em óculos de realidade aumentada e informações entretanto conseguidas por alguns especialistas em tecnologia atribuem o nome Apple Glass ao produto que estará à venda, segundo rumores, por aproximadamente 600 euros.
A SafiloX é o projeto da marca de óculos homónima para desenvolver um produto que beneficia a saúde. Juntamente com uma aplicação, é possível monitorizar a atividade cerebral e, com treino cognitivo personalizado, alcançar menor ansiedade. Com uma função mais específica, a TCL apresentou os Nxtwear G, óculos que permitem assistir a vídeos ou filmes de forma individual. Apesar de não terem um modelo que permita o uso quotidiano, são como um “mini-cinema” privado, para utilizar até na presença de muitas pessoas.