Gabardinas: agasalhos com classe

Vulgarmente chamadas gabardinas, os “trench coats” voltam a sair à rua em dias mais chuvosos e de frio. Modelos clássicos mantêm-se na moda, mas não apenas nos intemporais camel ou bege.

Compridos ou pelo joelho, com cinto a marcar a cintura, os “trench coats” são a peça que marca a estação mais fria do ano. Para a maioria, são as gabardinas que saem do armário quando chove ou apenas nos dias de frio, agasalhando mulheres e homens, com visível classe, mesmo em visuais mais casuais.

O facto de serem à prova de água está entre as principais características, que é transversal aos modelos mais vistos. Mas nem todos são, na verdade, feitos de gabardina, o tecido que deu nome aos casacos de que se fala, usado por Thomas Burberry para tornar os sobretudos dos soldados na Primeira Guerra Mundial mais leves e resistentes. Nascia assim a gabardina que a marca britânica eternizou e continua a ser uma referência na atualidade, se bem que apresente agora opções mais modernas e arrojadas, sem nunca deixar o clássico de lado.

Grifes de luxo estrangeiras e designers nacionais somam outras sugestões, que podem não ser para qualquer bolso, mas que o stylist Diogo Raposo Pires aponta como “bons investimentos, pela durabilidade e por se manterem sempre atuais”. Para o profissional, o bege é a cor básica, pois “é versátil e adequa-se aos mais variados visuais”. O camel e o preto também entram na equação, num ano em que o verde-escuro e os azuis, do mais claro ao mais forte, competem com os tons tradicionais. Em todos os casos, vestidas ou pela mão, é certo que as gabardinas emprestam estilo a qualquer ocasião, sejam combinadas com sweatshirt e jeans ou com calças e sapatos ou botas formais.

Burberry | 1890 euros
Diogo Miranda | 580 euros
Dsquared2 | 1282 euros
Trench London | 575 euros
Valentino | 4890 euros
Luís Buchinho | 426 euros