Susana Romana

Elon Musk, o IRS, os Censos e os cães farejadores

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

A PJ está a investigar alguns ataques informáticos a instituições portuguesas com o intuito de as sabotar. China e Rússia, segundo o “Público”, estão entre os suspeitos. Não percebo o interesse deles. Como se as instituições portuguesas não se sabotassem a elas próprias constantemente, mesmo sem ajuda. Isto é como se um assaltante entrasse numa casa para roubar, mas aquilo com que se depara mete-lhe tanto dó que deixa uma nota de cinco euros no móvel da entrada e vai embora.

2

Os portugueses estão a adotar mais animais de companhia, sobretudo gatos, em consequência dos confinamentos. Compreendo. Eu depois de tanto tempo em casa sinto-me cada vez mais distante de pessoas e próxima do meu gato: quero é comer, dormir e esconder-me debaixo do sofá quando vejo humanos virem na minha direção.

3

A internet por satélite da Starlink, da responsabilidade de Elon Musk, já está em testes para operar em Portugal. Se for como os Tesla (outra invenção de Musk) vai ser desnecessariamente cara, ter uma longa fila de espera e apelar sobretudo ao mercado de homens que fantasiam ser empreendedores com o dinheiro dos pais e que padecem de síndroma de pénis diminuto.

4

A Autoridade Tributária avisou que os emails a pedir dados bancários para supostos reembolsos de IRS são falsos. A fraude acontece dias depois de ter começado a fase de entrega de IRS. Mas claro que são falsos! Desde quando é que os reembolsos do Estado são assim tão rápidos? Mais depressa o famoso Príncipe da Nigéria me dava guito.

5

Começaram a ser distribuídos os códigos que permitem a resposta via internet ao questionário dos Censos 2021. Este ano a operação é marcada pelos constrangimentos da pandemia. Eu tenho a solução: deviam fazer tudo naqueles inquéritos dos stories de Instagram. Ou trazer de volta aqueles quízes do Facebook estilo “que tipo de sandes é você? Você é: paio, entre os 25 e os 34 anos!”.

6

De acordo com um barómetro publicado na semana passada, 72% dos inquiridos dão Bom ou Muito Bom à atuação de Marcelo Rebelo de Sousa. Já António Costa tem tido uma atuação positiva para 61% dos portugueses. Marcelo e Costa são como aqueles alunos que nem sequer levavam matéria para a escola, era só um caderno preto dobrado no bolso de trás e uma caneta sem tampa e, por milagre, tiravam sempre notas porreiras.

7

Na Madeira vão ser usados cães farejadores para detetar a chegada ao aeroporto de passageiros infetados com a covid-19. Já estou a ver o cenário: o cão a ladrar, a polícia em alerta, para depois “ah, que alívio, afinal eram só dois quilos de coca”.

8

A escassos meses dos Jogos Olímpicos, o Japão está a caminho de uma 4.ª vaga de covid-19. Por este andar, as provas vão ser Salto Para O Ventilador, Arremesso do Álcool-Gel e Maratona De Tentar Que Atendam Do SNS 24 Lá Do Sítio.