O fenómeno que varreu prateleiras nos EUA chegou a Portugal pelas mãos de um jovem advogado. Criou a Phunk, com sabor a frutas, que não deita por terra as idas ao ginásio.
Chama-se Phunk, quase como a cultura de ritmos que nasceu nos Estados Unidos em 1960. Porque é exatamente isso que Duarte Froes, criador da nova bebida que junta água e álcool com aromas, quer: “Um culto à volta da marca semelhante ao culto do funk dessa década”. O advogado de 27 anos inspirou-se nas hard seltzers americanas, que conheceu quando estudou em Nova Iorque, e decidiu carregar a ideia na mala de regresso a Lisboa.
“Nas festas, via pessoas a beber uma bebida transparente e despertou-me curiosidade. Experimentei e senti logo que era a minha bebida de eleição”, lembra. A bebida transformou-se num fenómeno do outro lado do Atlântico, que chegou a esgotar stocks durante a pandemia. “Achei que havia a oportunidade de trazer o fenómeno para Portugal, adaptando a receita com sabores mais portugueses”, diz Duarte Froes. E assim o fez. Pouco sabia do mundo das bebidas quando mergulhou em vídeos no YouTube, em chamadas com cervejeiros. Ouviu muitos “não” até encontrar um produtor que acreditou na ideia. Criaram a receita juntos.
Água gaseificada, álcool (4,5%) e sabor a frutas. É assim a Phunk, que “acrescenta diversão a uma bebida aborrecida, que é a água”. No rótulo, não tem glúten, açúcares adicionados e conta poucas calorias se compararmos com sidra, cerveja, vinho ou gin, “uma preocupação crescente do consumidor”, que não quer deitar por terra o estilo de vida saudável. São 26 calorias por cem mililitros. “É muito leve, não causa aquela sensação de ficar pesado, como outras bebidas alcoólicas”, explica.
O lisboeta não quis que a bebida, que começou a criar em 2020, fosse tão doce como a americana e apostou em quatro sabores: lima e gengibre, mirtilo, manga e cereja. A pandemia não lhe travou o projeto e pisca o olho a uma “nova geração de consumidores” com latas de 250 mililitros 100% recicláveis, fáceis de transportar e que já estão à venda online, em www.phunk.pt. Vêm em packs de 12, cada uma custa dois euros, um preço “premium” porque quer que “beber Phunk seja um statement” para quem “procura cada vez mais qualidade”.