Unhas que são verdadeiras obras de arte

Verão é sinónimo de ousadia e criatividade. A manicure é uma área em que não há limites à imaginação, colocando notas artísticas nas unhas de quem não tem medo de arriscar. Assim reconhece Celina Oliveira, proprietária do espaço Studio27, em Espinho, onde “a procura tem sido maior, pois as pessoas andam um bocadinho mais arrojadas e gostam da unha maior”.

O conceito “nail art” mais simples continua a ser o procurado, até porque “o mais trabalhado” exige tempo e “é preciso guardar horário para isso”. No entanto, há sempre uma ou outra cliente que apresenta ideias que desafiam as técnicas a concretizar trabalhos com notas artísticas em relevo. “Por vezes, fazem pesquisas na internet e nós temos que aproximar o nosso trabalho do pretendido”, afirma Celina, sublinhando, porém, que procuram apresentar alguma originalidade, “pois ninguém quer andar com as unhas exatamente iguais a ninguém”. “Há que inovar.” E é esse constante desafio que permite “evoluir e fazer produções diferentes”, até porque é habitual haver troca de conhecimentos entre os profissionais da área.

O Instagram serve de montra e de inspiração até para as mulheres mais tímidas. Neste verão, veem-se unhas pintadas com “frutas, como ananás, melancia, kiwi ou morango”. E as técnicas como a “wet on wet” (permite fazer um degradê com várias cores) ou a “one stroke” (a junção de duas cores dá forma a flores, borboletas, gotas ou abstratos) surgem em cores alegres e em tons de néon. Celina Oliveira admite que a logomania que estampa o vestuário também se vê na ponta dos dedos, mas mais nas redes sociais, pois as mulheres, no dia a dia, “continuam a preferir motivos mais femininos”.

Dependendo dos cuidados que se tenha – “uma unha pequena não é a mesma coisa que uma unha grande”, avisa Celina -, o design pode “aguentar cerca de um mês”. Na net, não faltam vídeos com dicas e até com o passo a passo, mas o mais indicado é deixar o trabalho nas mãos de profissionais.