Contra as doenças, escovar os dentes dos animais

Uma das maneiras mais eficazes de garantir a boa higiene oral do seu cão ou gato passa pela escovagem dos dentes

Controlar o estado da cavidade oral e manter dentes limpos e saudáveis ajuda a prevenir doenças e a prolongar a vida de cães e gatos.

A maioria dos donos de cães e gatos não tem o hábito de lhes escovar os dentes ou de observar regularmente o estado de saúde da sua cavidade oral, mas deviam fazê-lo. O aviso é de Ivo Lima da Silva, médico-veterinário da clínica Vilavet, em Vila Real de Santo António. Cuidar da higiene oral dos animais de estimação é prevenir doenças como as infeções renais, hepáticas e cardíacas, a doença pulmonar, os tumores na boca e a perda de dentes. Atacar os problemas numa fase inicial permite também que o animal viva mais tempo e de forma saudável.

Estima-se que 70% dos animais de estimação terão alguma doença oral a partir dos três anos, e que 85% dos cães desenvolvem doença periodontal a partir dos cinco anos. Alguns dos sinais de que algo não está bem na boca do seu cão ou gato são o mau hálito, a descoloração dos dentes, o sangramento e a dificuldade em mastigar, com a consequente perda de apetite e de peso.

Ivo Lima da Silva refere que “os donos devem monitorizar os dentes, incluindo os molares e os pré-molares, que ficam mais atrás, ver se algum abana ou está partido, se há sangramento ou mau hálito”. Caso isso se verifique, o animal deve ser visto por um médico-veterinário o mais cedo possível.

Uma das maneiras mais eficazes de garantir a boa higiene oral do seu cão ou gato passa pela escovagem dos dentes. Deverá usar uma escova e pasta dentífrica apropriadas para animais. “A pasta para humanos é-lhes prejudicial, uma vez que, ao contrário de nós, eles vão engoli-la”, alerta o clínico. Em lugar da escova, poderá recorrer a uma dedeira de silicone, como as que se usam nos bebés.

O mesmo médico-veterinário aconselha a que o animal se acostume à escovagem desde o aparecimento dos primeiros dentes. “Se o fizermos apenas quando ele é adulto, é mais difícil habituá-lo, sobretudo se for um gato”, realça. “Além disso, poderá haver já tártaro ou gengivite, o que torna o toque doloroso.” A escovagem deverá ser feita preferencialmente todos os dias, “mas duas a três vezes por semana já é bom”, acrescenta.

Optar por comida sólida em vez de húmida também é uma boa medida. “A ração, por ser mais dura, ajuda a remover a placa bacteriana”, elucida Ivo Lima da Silva. Deve-se também ter em atenção aos brinquedos, pois alguns, devido à sua dureza, por exemplo, podem causar traumas nos dentes.

Cuidados essenciais

  • Escovar diariamente os dentes.
  • Preferir alimentos secos aos húmidos.
  • Observar regularmente o estado de saúde da cavidade oral.
  • Realizar uma limpeza dentária regular no médico-veterinário.
  • Escolher brinquedos que não danifiquem os dentes.