A saúde das costas. O sofá é um grande inimigo da coluna

O exercício físico é o pilar da prevenção e tratamento das dores nas costas (Foto: PxHere)

Sacos de compras são um risco para lesões musculares nas costas, pisos escorregadios um perigo para quedas. Abusar na prevenção, hoje e sempre, é uma das recomendações.

Sete em cada 10 portugueses sofrem de dores nas costas. Não é coisa pouca. As patologias da coluna vertebral e as dores que daí resultam estão na linha da frente das maiores incapacidades em todo o Mundo. E a sua prevalência tem vindo a aumentar. A postura, a alimentação e o excesso de peso são fatores a ter em conta. Não apenas em épocas festivas, mas em todos os dias do ano. Até porque alguns cuidados no dia-a-dia são uma ajuda preciosa na prevenção de mal-estar para quem tem alguma patologia na coluna e para quem não tem dores nas costas e não quer passar por isso.

“Os sacos de compras constituem um grande risco para lesões musculares da nossa coluna, desde a forma como os levantamos à forma como os transportamos. Quando for fazer as suas compras, deve ser adotada uma boa postura e evitar o manuseamento incorreto de pesos, desde a flexão dos joelhos à divisão dos sacos por ambas as mãos de modo a não andar inclinado”, refere Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador nacional da campanha “Olhe pelas suas costas”. E não só. É também importante evitar cenários de stress e compras de última hora que desviam a atenção para os cuidados que realmente importam para o bem-estar da coluna.

O excesso de peso sobrecarrega as articulações e aumenta o seu desgaste

Na verdade, esta é uma época de excessos, há uma tendência para alimentação pouco saudável. “É importante relembrar que o peso a mais sobrecarrega e desgasta as articulações, em particular a coluna vertebral. Mesmo desfrutando das festividades, não deve abusar nos doces e salgados”, diz o neurocirurgião.

Bruno Santiago (Foto: DR)

O desequilíbrio na alimentação pode causar inflamações no organismo. Há alimentos pouco tolerados por algumas pessoas, que desenvolvem sensibilidade ou alergias, o que pode provocar reações inflamatórias e aumento de anticorpos, podendo gerar ou agravar dores articulares, afetando, por vezes, a coluna vertebral.

“Para contrariar os excessos cometidos e evitar um dos grandes inimigos da coluna, o sofá, deve apostar na prática de exercício físico. Não nos podemos esquecer que as dores nas costas são a segunda causa mais frequente de ida à urgência hospitalar e representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade ativa. Para combater estes números, os adultos saudáveis devem, idealmente, praticar cerca de 150 minutos semanais de atividade física moderada, sendo que devem ser considerados períodos de duração mínima de 10 minutos”, adianta.

Estima-se que entre 60 e 80% da população portuguesa seja afetada pelo menos uma vez na vida por uma crise de dor na coluna lombar

O exercício físico contribui para fortalecer os músculos que suportam a coluna vertebral e é o pilar da prevenção e tratamento das dores nas costas. Mesmo exercícios simples em casa ou caminhadas ao ar livre podem ter um impacto relevante.

O facto do teletrabalho se ter tornado uma prática comum, por causa das restrições da pandemia, pode levar à adoção de posturas incorretas durante várias horas ao longo do dia, bem como a estilos de vida mais sedentários, e, por conseguinte, menos exercício físico. Andar a pé em vez de carro sempre que possível, mesmo no inverno, evitar situações de stress, dormir o suficiente com colchão e almofada adequados, estão na lista dos cuidados a não descurar. Prevenir, acima de tudo.

As condições meteorológicas também não ajudam. A chuva, pisos molhados, superfícies escorregadias, neve e gelo. Cenários que potenciam quedas que podem significar graves consequências para a saúde da coluna. “Opte por um calçado confortável e com um bom suporte”, recomenda Bruno Santiago.