O casaco que nunca sai de moda

A gabardine é uma boa aliada contra as mudanças meteorológicas repentinas. Ou seja, dá-se bem com o outono. “É uma peça obrigatória no guarda-roupa feminino”, nota a designer de moda e formadora no Modatex Cristina Barradas. “No passado fim de semana, na ModaLisboa, quase todas as coleções para o próximo verão tinham uma, quase como uma reinterpretação da famosa Burberry.”

O stylist Diogo Raposo Pires partilha da opinião de Cristina: “Tanto dá para um look mais clássico como desportivo”. As marcas vêm testando pormenores mais arrojados e cores diversas, mas “o bege é um clássico que todos devemos ter no closet, até por se adequar a infinitos visuais, ficando bem com umas sapatilhas ou de salto alto por cima de um fato completo”, exemplifica, aconselhando a aposta numa “boa marca para ter mais durabilidade”. Tons rosa e o branco, assim como o padrão xadrez, entram na equação de propostas pois, como repara Diogo, “hoje em dia não há numa regra para cores e cada um é que decide o que vai usar no verão ou no inverno”.

Embora a maioria das gabardines seja intemporal, nota-se alguma irreverência nos materiais e acabamentos. Até a Burberry, criadora do primeiro “trench coat” feito com gabardine (o tecido que deu nome à peça de vestuário) para os soldados britânicos da Primeira Guerra Mundial, se foi reinventando, embora preservando o modelo original.

No mercado há inúmeras sugestões de luxo de outras grifes famosas, com preços que não são para qualquer bolso, mas que Diogo Pires diz serem “um bom investimento”. Até porque, como acrescenta Cristina Barradas, “passam de umas estações para outras e até de geração em geração, sem saírem de moda”.