Charuto de Churchill vai a leilão

No dia 11 de dezembro, um charuto usado pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill vai ser leiloado. Os charutos eram uma imagem de marca de Churchill, inúmeras vezes fotografado a fumar. Este foi recuperado por Violet King, que trabalhava como empregada de limpeza num teatro.

Segundo a própria, em 1953 o ex-primeiro-ministro assistiu ao musical “Call Me Madam” com a esposa, Clementine. Durante a apresentação, Churchill acendeu o cigarro, tragou uma vez, mas acidentalmente deixou-o cair ao chão. Foi nesse momento que Violet o apanhou e guardou, quase antevendo o valor que teria. Mais, na altura, e para comprovar a autenticidade da peça, a empregada escreveu para o escritório de Churchill não só a pedir que a “peça” fosse autenticada como a solicitar autorização para falar sobre o achado a outras pessoas.

A resposta não tardou, confirmando que o charuto pertencia de facto a Churchill e dando-lhe autorização para que pudesse divulgar a proveniência do achado. Assim, Violet preservou o charuto por mais de meio século. Agora, a Hansons Auctioneers espera alcançar um preço entre 5 400 e 6 300 euros.