um alimento essencial nunca fica mal

Notícias Magazine

Proteínas de elevado valor biológico e uma grande quantidade de cálcio fácil de absorver pelo organismo, vitaminas, fósforo, potássio e iodo, aliados a um baixo aporte calórico – um copo (250 ml) de leite magro tem 70 kcal e um de leite meio gordo tem 119 kcal –, fazem do leite um alimento de enorme importância do ponto de vista nutricional para crianças e adultos de todas as idades. O teor de proteínas é também uma das razões para tornar o leite uma bebida saciante, o que pode ajudar a controlar o peso.

O leite é também rico em cálcio fácil de absorver pelo organismo – um copo de 250ml de leite meio-gordo fornece cerca de 38% da dose diária recomendada deste nutriente, necessário para a manutenção de ossos e dentes fortes, para o funcionamento muscular e coagulação de sangue, por exemplo.

O aporte vitamínico é outra das razões pelas quais devemos incluir o leite na alimentação: na sua composição incluem-se vitaminas do complexo B, entre as quais a B12, que ajuda na formação de glóbulos vermelhos e no normal funcionamento dos sistemas nervoso e imunitário, e a riboflavina, importante para o metabolismo produtor de energia.

Entre os nutrientes fornecidos pelo leite, contam-se ainda minerais como o fósforo, potássio e iodo, que contribuem para a manutenção dos ossos e dentes, para o normal funcionamento muscular e do sistema nervoso e para uma normal função cognitiva – a falta de iodo, por exemplo, compromete o funcionamento da tiroide, a pressão arterial, ritmo cardíaco, o controlo de peso e a temperatura corporal, entre outras consequências. O leite e os produtos lácteos são uma das principais fontes deste mineral vital.

Não podemos esquecer as proteínas! As proteínas lácteas são de alto valor biológico, porque todos os aminoácidos essenciais entram na sua constituição, nas quantidades necessárias ao nosso organismo. As proteínas contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular.

Há 20 anos a aprofundar os conhecimentos sobre o leite

Ciente da importância que uma alimentação equilibrada tem para a nossa saúde e bem-estar, a Mimosa fundou o CNAM – Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa, uma unidade de investigação e desenvolvimento dedicada a aprofundar os conhecimentos sobre o leite e as suas propriedades nutricionais.

Assente em três pilares – nutrição, educação e inovação – o CNAM visa a promoção de bons hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, nos quais o leite assume um papel fundamental, assumindo-se ainda como uma fonte de referência para profissionais de saúde e público em geral através da disponibilização de informação sobre alimentação e nutrição.

Esta unidade de investigação, que conta atualmente com 20 anos de experiência, contribui ainda, através de uma equipa multidisciplinar, para a criação de produtos lácteos adaptados a necessidades específicas dos consumidores, com vista a melhorar o seu perfil nutricional.