A terra tremeu esta manhã no sul de Portugal e isto é o que sabemos sobre o sismo

Eram 11h51 quando se sentiu a terra tremer no sul do país. O sismo, que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera classifica com a magnitude de 4,9, foi sentido na capital portuguesa e no sul de Portugal. Minutos depois do tremor de terra, muita gente veio para as redes sociais inquirir se outros tinham sentido o mesmo. É bem provável que tenham.

O epicentro aconteceu em Arraiolos, a 23 quilómetros de Évora. E, segundo a escala de Richter, é um sismo no limite máximo dos tremores ligeiros, que vão dos 4 aos 4,9 graus. Nestes casos, há um tremor notório de objetos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos. Ou seja, é um sismo significativo, mas com danos importantes improváveis.

Existem, em todo o mundo, mais de seis mil sismos ligeiros por ano. Este está no limite máximo dessa categoria. A partir da magnitude 5, o sismo é considerado moderado e pode causar danos em edifícios. A escala de Richter vai dos 0 aos 10 valores. O terramoto de Lisboa em 1755 teve uma magnitude entre os 8,7 e os 9 graus. E o maior sismo alguma vez registado ocorreu a 22 de maio de 1960, no Chile, e teve uma magnitude de 9,5.