Leite dourado: esta bebida trata-lhe da saúde (e ainda ajuda a emagrecer)

leite dourado

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

A imagem do copo de leite quente antes de ir para a cama é capaz de ser das mais aconchegantes da nossa infância, um mimo digno da casa dos avós. E, na verdade, temos tudo a ganhar se continuarmos a bebê-lo, desde que se trate do famoso leite dourado (golden milk) utilizado pela Ayurveda – a medicina tradicional indiana com cerca de cinco mil anos considerada o mais antigo sistema de saúde de que há notícia.

Preparado à base de curcuma, canela, gengibre, cardamomo, bebida vegetal e mel, o leite dourado aumenta a energia e o ânimo, combate a insónia, fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, atua contra o cancro, contra a retenção de líquidos que resulta em inchaço corporal e ajuda a controlar a pressão alta e os níveis de colesterol, prevenindo problemas cardiovasculares.

Bebida tradicional feita à base de curcuma, leite, mel e outras especiarias, o leite dourado anda, literalmente, nas bocas do mundo.

E não, não terminam por aqui os benefícios associados ao leite dourado, reconhecido também por desintoxicar o corpo, servir de analgésico, aliviar dores musculares e articulares, prevenir problemas digestivos, favorecer a saúde do cérebro e a boa memória.

«Ainda não está completamente esclarecido como a curcumina [princípio ativo da curcuma] age ao nível da memória, mas pode ter a ver com sua capacidade para reduzir o processo de inflamação no cérebro, que tem sido associado tanto ao Alzheimer como à depressão», adianta Gary Small, principal autor de um estudo da Universidade da Califórnia, EUA, que comprovou cientificamente esta relação.

Aliado da saúde pelas suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anticancerígenas e antivirais, o leite dourado também ajuda a emagrecer.

Só faltava mesmo a cereja no topo do leite dourado, e até essa é suculenta: por ter uma ação termogénica, que acelera o metabolismo e aumenta a temperatura, fazendo o corpo usar as reservas de gordura como fonte de energia, ajuda ainda a queimar calorias, o que o torna um forte aliado a ter em conta por parte de quem quer perder peso.

Agora, é só deliciar-se com a sua chávena quente à hora de ir dormir – não convém exceder esta dose diária para obter o máximo proveito da bebida – e aproveitar o tanto que ela pode fazer por si enquanto descansa.

Deixamos-lhe o passo a passo de como preparar o leite dourado na nossa fotogaleria.