Há veneno à solta na casca da fruta

�o coma fruta com casca. O alerta é da associação de proteção ao consumidor DECO e baseia-se em queixas recebidas de vários associados. A culpa é de um aditivo alimentar utilizado pelos produtores frutícolas, que pode ser bastante nocivo para a saúde.

O produto em causa é conhecido como cera de abelha e não tem nada de ilegal, até é permitido pela União Europeia. O problema é que “contém substâncias suscetíveis de causar reações alérgicas”, denunciou a DECO. Para complicar ainda mais, a mesma cera é tão resistente que se torna complicado retirá-la da pele da fruta com uma simples lavagem. Não acredita? Veja o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=cO1ZDncGLMU

É em frutos como a maçã, a pera e o pêssego que esta verdadeira armadilha tem sido mais detetada. Mas também há indicações que é utilizada em citrinos e, até, em aperitivos ou chocolates.

A DECO dá conta que a cera de abelha funciona como um agente de revestimento ou transporte de corantes, espessante e estabilizador. “Os indivíduos mais sensíveis devem, assim, informar-se junto do médico sobre os riscos do consumo, até porque esta cera não sai com a lavagem”, alerta a associação.

Para prevenir problemas indesejáveis, o ideal é mesmo descascar toda a fruta consumida. Desta forma não haverá cera que possa prejudicar a saúde.