“Gatsbying”, a tendência de engate de 2018

É que também no “gatsbying” (o nome é uma óbvia derivação da película de DiCaprio, que por sua vez se baseia na obra clássica homónima escrita por F. Scott Fitzgerald e publicada em 1925) a intenção é chamar a atenção da pessoa por quem se tem interesse, recorrendo ao Instagram e a uma estratégia… dissimulada. Como? Publicar “stories” – publicações que ficam visíveis por 24 horas -, com o único intuito de que aquela pessoa, especificamente aquela pessoa, as veja.

A tendência tem merecido mediatismo crescente desde que foi abordada pela modelo australiana Matilda Dods. “Publicar um vídeo, uma fotografia ou uma selfie em redes sociais públicas, unicamente para a pessoa em que estamos interessados ver”, resume a modelo.

De preferência uma foto em que estejamos especialmente favorecidos, divertidos e bem acompanhados. E quanto mais cativante o cenário melhor.

Mas não fica por aqui. “Vinte minutos depois, voltas a pegar no telefone e imediatamente vais ver se ‘eles’ viram. Vocês sabem quem são ‘eles’. É aquele rapaz ou aquela rapariga cuja atenção estás a tentar captar com o vídeo que publicaste. Vocês sabem do que falo…”, acrescenta Matilda Dods.

Esta é apenas uma das tendências, que, à boleia das novas tecnologias, vão proliferando nas relações. Conheça aqui as outras.

Ghosting

Deixar de responder a mensagens e de atender chamadas da noite para o dia, para passar uma mensagem clara: não dá mais. Ou por outras palavras – uma forma cobarde de acabar uma relação.

Breadcrumbing

Literalmente, o termo significa “migalhas de pão”. Neste caso, as “migalhas” são uma mensagem, um gosto, ou um comentário, vindo de alguém que, regra geral, se está a tentar esquecer. A pessoa nem tem intenção de avançar com um relacionamento, mas vai recorrendo a essas estratégias para “prender” alguém. No fundo, é uma forma de dizer: “Não te esqueças de mim.”

Orbiting

É uma espécie de junção entre o “ghosting” e o “breadcrumbing”. Uma pessoa acaba com uma relação, corta toda a comunicação direta com a ex, mas continua a acompanhar tudo o que ela faz nas redes sociais. E a interagir de forma superficial. Ou seja: sem comentários, mas com gostos.