Conquistou a Internet à custa de um búfalo. E a Internet ajudou-o a salvá-lo

Quando Surat Paewkate, um agricultor tailandês de 34 anos, foi contratado para tomar conta de um búfalo, mal adivinhava as voltas que a sua pacata vida acabaria por dar à custa disso.

Primeiro, porque o trabalho acabou por ser o início de uma bela amizade com Thong Kham (o búfalo). Depois, porque, assim que Surat começou a partilhar nas redes sociais fotografias com o amigo de quatro patas, depressa se tornou um fenómeno da Internet.

Tanto que a primeira foto que publicou foi partilhada mais de 30 mil vezes e, nos comentários, não faltava quem insistisse para que houvesse mais retratos com Thong Kham. “As pessoas diziam que só de olhar para as nossas fotos se sentiam melhor e esqueciam as dificuldades do dia a dia”, contou Surat à BBC News Tailândia.

E o agricultor foi-lhes fazendo a vontade, publicando cada vez mais fotos, todas com grande sucesso. Até porque, à medida que o animal se foi habituando à objetiva, desenvolveu uma tendência curiosa: passou a imitar as poses de Surat. “Thong Kham começou a copiar a minha postura – ele olhava diretamente para o celular, aproximava-se de mim e parecia começar a sorrir”, explica.

Mais do que caricata, a fama cibernética acabou por dar frutos, quando mais precisou. É que a dada altura os patrões de Surat quiseram vender o búfalo e o agricultor não tinha posses para o comprar. Vai daí decidiu pedir ajudar aos seguidores e estes não o deixaram ficar mal: em dois dias, Surat não só conseguiu comprar Thong Kham como juntou mais do que o que era necessário.

“Tenho que agradecer a todas essas pessoas. Vou fazer Thong Kham feliz durante toda a vida dele e publicar fotos regularmente. Eu sonhava em ter um arrozal, uma casa e um búfalo para andar pelos campos. Agora, com Thong Kham, esse meu último sonho já se tornou realidade”, alegra-se Surat Paewkate. Ou como uma história inusitada também pode ter um final feliz.