Texto Sónia Salgueiro Silva
Em 1910, Anselmo Torres descobriu a vocação: comércio da joalharia. Com o filho, Carlos, iniciou em Torres Vedras uma viagem que já leva cinco gerações a ajudar a moldar a história da joalharia em Portugal.
A vontade de expandir o negócio levou a família até Lisboa na década de 1930. Os clientes cosmopolitas encontrariam, a partir de então, as mais belas joias no Martim Moniz, no local onde hoje está o Hotel Mundial.
Duas décadas depois, a empresa voltou a crescer e abriu a Ourivesaria Pimenta, no coração da baixa pombalina, na esquina da Rua Augusta com a Rua de Santa Justa. Nesta altura, Carlos já tinha angariado para o negócio o filho, Carlos Augusto, que, anos mais tarde, passou o «bichinho» do negócio ao respetivo filho, João Carlos Torres, atual presidente do Conselho de Administração do Grupo.
«Fazer parte de um grupo com mais de cem anos é um privilegio único e um desafio profissional constante na preservação deste legado histórico, que conta já com sete lojas Torres Joalheiros em Lisboa e Cascais», diz Rita Torres, mulher de João Carlos Torres e administradora da empresa.
Marcas de luxo como Rolex, Chopard ou Messika fazem parte da oferta disponível, mas para este natal a família sugere a linha especial Cemtury by Torres, inspirada na letra C (o cem romano), lançada em comemoração do centenário da marca, em 2010.
«É uma coleção de design contemporâneo mas ao mesmo tempo intemporal, adapta-se a qualquer situação do dia ou da noite», diz Rita. Além dos brincos há também colares e anéis nas variações de ouro branco e ouro rosa, com brilhantes.»
Pode aceder à lista das lojas aqui.