1936 - O robô Elextro é criado pela americana Westinghouse Electric Corporation. Andava com voz de comando e falava 700 palavras. Fumava cigarros e enchia balões. Esteve em exibição na Feira Universal de Nova Iorque, em 1939, juntamente com Sparko, o cão que ladrava, sentava-se e pedia comida.
1938 - A Segunda Guerra Mundial dá um grande impulso aos sistemas computacionais e de predição. Na Grã-Bretanha, Alan Turing, matemático (na foto), e Grey Walter, neurologista juntam-se num grupo de discussão chamado para criar máquinas inteligentes.
1943 - Warren S. McCulloch (na foto) e Walter H. Pitts publicam um ensaio sobre O Cálculo Lógico das Ideias na Atividade Nervosa, onde descreviam a arquitetura da inteligência e que se tornou um marco no estudo de redes neuronais artificiais.
1950 - Em Computadores e Inteligência, Alain Turing lança o desafio: as máquinas podem pensar. E inventa o Teste Turin, que define o nível máximo da inteligência artificial: um computador que faz alguém pensar ser uma pessoa. Turing foi a inspiração do filme Immitation Game, na foto.
1955 - Allen Newell, Herbert A. Simon (na foto) e J.C. Shaw trabalham num programa matemático chamado Logic Theorist, que introduziu conceitos que seriam fundamentais para a I.A. como o processamento de listas, e reasoning as search.
1956 - Pela primeira vez é usado o termo inteligência artificial numa conferência na Universidade de Dartmouth, nos EUA, pelo cientista Computacional John McCarthy, na foto. Este cientista inventou a linguagem de programação LISP (List Processing) transformando dados em simples listas e permitindo junção de programas. Esta linguagem ainda é usada numa série de aplicações de I.A.
1959 - Marvin Minsk (na foto) e John McCarthy criam o Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT. Minsk tinha criado o SNARC (Stochastic Neural Analog Reinforcement Calculator) um dos primeiros sistemas de inteligência artificial.
1978 - Speak and Spell, a primeira máquina da Texas Instruments, ajudava crianças a aprender. Foi a primeira a replicar a voz humana num circuito integrado. Usava código linear preditivo.
1997 - O supercomputador Deep Blue ganha ao campeão mundial de xadrez Garry Kasparov.
2000 - A Honda apresenta o ASIMO, um robô humanoide que consegue andar, subir escadas e mudar de direção. Reconhecia caras e respondia a comandos de voz.
2002 - A iRobot cria o primeiro robô caseiro, um aspirador chamado Roomba.
2008 - Pela primeira vez há uma aplicação de reconhecimento de voz num iPhone – uma aplicação da Google. Em 2011 o sistema Siri estaria em todos os telefones da Apple.
2017 - A IBM anuncia que o DeepMind ganhou memória, conseguindo aprender com os jogos anteriores jogados. Uma equipa do Imperial College de Londres criou um algoritmo que permite a aprendizagem das redes neuronais artificiais