OPINIÃO

Aceita um chá?

Uma tradição inglesa de origem portuguesa que serve de inspiração a hotéis nacionais para aquecer as tardes frias.

Uma das coisas boas do tempo frio é que nos dá muita vontade de saborear um chá quente com torradas ou scones acabados de fazer – uma boa tradição inglesa que, na verdade, tem origens portuguesas. É que, reza a história, o hábito de beber a infusão das folhas de chá foi introduzido na corte britânica por Catarina de Bragança, princesa portuguesa casada com o rei Carlos II.  

Em Inglaterra o five o’clock tea é um ritual a que não podem faltar chás e infusões, scones (servidos com manteiga, compotas e double cream), finger sandwiches e, claro, marmelade – geleia de laranja amarga que se diz ter também origem numa receita da rainha portuguesa.

Por cá, muitos hotéis apostam em lanches requintados para aquecer as tardes frias de inverno.

 

nm1123_cha01

1. THE YEATMAN | VILA NOVA DE GAIA

A tradição inglesa faz aqui ainda mais sentido. O Afternoon Tea do The Yeatman tem vista para a cidade do Porto e para o rio Douro. Na ementa estão scones, bem acompanhados de compotas, tarte de laranja e bolos, da seleção do chef Ricardo Costa, distinguido com estrela Michelin.
Preço: 15 euros/pessoa | www.the-yeatman-hotel.com

 

nm1123_cha05

2. PALÁCIO DOS ARCOS | PAÇO D’ARCOS

O hotel da cadeia Vila Galé Collection serve, em homenagem a Catarina de Bragança, o Chá da Rainha. Todas as tardes, a partir das 15h00, inclui bolo inglês, minissanduíches, scones, compotas e creme fresco, acompanhados de uma seleção de infusões e chás orgânicos.
Preço: 10 euros/pessoa | www.vilagale.pt

 

nm1123_cha03

3. SHERATON PORTO HOTEL & SPA | PORTO

O Chá das 5 está disponível todos os dias no New Yorker Bar. É composto por uma grande variedade de chás, café, leite ou chocolate quente. Para comer há scones, com manteiga e compotas, torradas, finger sandwiches (como lhes chamam os ingleses), minipastelaria e bolos caseiros.
Preço: 22,50 euros/pessoa | www.sheratonporto.com

 

nm1123_cha04

4. PALÁCIO DE SETEAIS | SINTRA

Aos fins de semana, entre as 16h00 e as 18h30, o lanche é «À Portuguesa» – uma tradição retomada pelo chef Luís Baena. No menu há bolos caseiros, torradas e sanduíches, compotas, manteiga, queijos e charcutaria. As iguarias podem ser acompanhadas por aromáticos chás e infusões, sumos naturais, chocolate quente, mazagran ou capilé.
Preço: 20 euros/pessoa | www.tivolihotels.com

 

nm1123_cha02

5. CASA DA CALÇADA | AMARANTE

Este hotel em Amarante é conhecido pelo alojamento requintado e, principalmente, pelo restaurante Largo do Paço do chef Vítor Matos, com uma estrela Michelin. Mas tem outras propostas, como um lanche especial. O chá da tarde, servido das 16h00 às 18h00, é composto por escolha de chá ou café, scones, bolachas e bolo de laranja ou chocolate.
Preço: 7,50 euros/pessoa | www.casadacalcada.com