Kia Stonic: desportivo e bem-comportado

O motor tricilíndrico debita 100 cavalos. Corridas não são para ele, mas mexe-se com desenvoltura

O mais pequeno SUV da marca coreana move-se num dos segmentos mais concorridos do mercado. Fará a diferença?

O Stonic não terá o arrojo visual do seu primo Hyundai Kauai, mas resulta agradável. É mais alto do que uma berlina, mas tem uma posição de condução mais baixa do que é normal num SUV.

O interior, sem grandes rasgos estilísticos, tem a virtude de uma ergonomia bem estudada. Materiais normais, montagem sólida, mas uma insonorização que poderia ser melhor. O motor de três cilindros faz-se ouvir ao ralenti e em aceleração, mas tem um timbre desportivo de que gostámos.

Já apreciámos menos o curso do pedal de embraiagem que, nos primeiros quilómetros em cidade (ó vergonha…), nos levou a deixar o motor ir abaixo um par de vezes. Não se pode pedir milagres dos 100 cavalos e 172 Nm de binário, mas também os pouco mais de mil quilos do Stonic não precisam de muito mais e a prova está nos honestos 10,7 segundos dos 0 aos 100 km/h e os 185 km/h de velocidade máxima. Nunca conseguimos baixar dos 6,7 l/100 km em cidade, único ambiente onde a leveza da direção é bem-vinda. Suspensão firme, sem chegar a ser desconfortável e espaço suficiente para quatro adultos.

Preços começam nos 20 975 euros e vão até aos 28 475.

  • Versões
    Dois motores (1.2 e 1.0 ) com três níveis de potência – 84, 100 e 120 cavalos. Os mais potentes animam as versões com uma hibridização ligeira.
  • Equipamento
    O Stonic possui, entre outros, ar condicionado automático com uma função que liga e desliga o sistema quando é atingida a temperatura selecionada
  • Dimensões
    Tem 4,14 metros de comprimento, para uma altura de 1,48 (jante 16) ou 1,50 (jante 17), e uma largura de 1,76 metros. A bagageira atinge os 352 litros de capacidade.