Cinco vinhos verdes brancos com passado e futuro

(Foto: Pexels)

Tão diferentes no caráter e tão iguais na forma como abraçam, firmes, os novos tempos.

A forma como os produtores de vinhos verdes fazem questão de se reinventar – alargando, assim, horizontes, mas sem nunca descurar o património de séculos e séculos de história da sua região e das suas gentes – só pode merecer os mais rasgados elogios. Boas provas.


Alvarinho Deu-La-Deu Histórico 2017

Vinho Verde
Adega Cooperativa de Monção
Alvarinho
20 euros

Se há verdes brancos perfeitos, este Alvarinho Deu-La-Deu Histórico 2017, da sub-região Monção e Melgaço, andará lá perto, pois consegue exprimir – e alcançar – o melhor de dois mundos. Denso e elegante. Tradicional e extravagante. Gordo e leve. Para além de saboroso, fresco, intenso e até, de certa forma, exótico. Cosmopolita. Um vinho de exceção sem recorrer a barrica. Excelente.


Quinta de Monforte Loureiro 2022

Vinho Verde
Quinta de Monforte
Loureiro
11 euros

A primeira década do projeto penafidelense de Daniel Rocha continua a somar pontos. Os apreciadores da casta Loureiro têm neste Quinta de Monforte 2022 um belíssimo exemplar, em que a expressão da uva conhece níveis pouco habituais, fruto de uma vinha de encosta e, assim, de uma maturação mais completa. O enólogo Francisco Gonçalves apresenta um vinho complexo, mas fresco e, sobretudo, extremamente harmonioso.


Via Latina Grande Reserva Branco 2018

Vinho Verde
Vercoope
Alvarinho, Arinto, Avesso; Loureiro e Trajadura
9,90 euros

A presença das mais nobres castas da região é um entusiasmante cartão de visita. O trabalho enológico de João Gaspar ofereceu-lhe um resultado expressivo, a que não é alheio o facto de ter repousado três meses em barricas de carvalho francês – ganhou corpo e potenciou a elegância. Sobressaem os aromas, frutados e florais, assim como os apontamentos a baunilha. Extremamente gastronómico.


Quinta do Tamariz Reserva Vinha de Landeiro 2022

Vinho Verde
Quinta do Tamariz
Arinto, Loureiro e Alvarinho
10 euros

A secular quinta de Barcelos, uma das primeiras marcas da região, apresenta-nos um vinho de parcela em que as castas Arinto, Loureiro e Alvarinho convivem de forma harmoniosa e permitem desfrutar de um branco sedutor e fiel ao seu território. Nariz de citrinos, apontamentos florais e algumas notas de ananás. Na boca, revela-se fresco, envolvente e equilibrado. Versátil nas harmonizações.


Casa de Paços Reserva Especial 2019

Vinho Verde
Quinta de Paços
Arinto, Loureiro e outras
18 euros

Lançado para celebrar os 30 anos da constituição formal da sociedade barcelense Quinta de Paços, este vinho, com estágio longo em garrafa, reproduz técnicas ancestrais adotadas desde o século XVI pelas sucessivas gerações da família proprietária. Com enologia de Rui Cunha e viticultura de Luís C. Menezes, reclama méritos pela cremosidade e pelo acentuado sabor cítrico, que lhe acentua uma vigorosa frescura. Magnífico.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais.
As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto