Vinho de Talha. Um vinho com dois mil anos que vale a pena provar

(Foto: Carlos M. Almeida/Lusa)

Do tempo dos romanos às principais garrafeiras do século XXI. Cinco sugestões que vale a pena conhecer.

Possui uma história com mais de dois mil anos e representa apenas 0,1% da produção de vinho alentejano. No entanto, os últimos tempos revelaram que o Vinho de Talha reúne todas as condições para ser, no futuro, muito mais do que um processo de vinificação desenvolvido pelos romanos em vasilhas de barro. Cerca de duas dezenas de produtores certificados estão a ressuscitar uma tradição que tem Vila Alva e Vila de Frades como berço e que, acreditam, ganhará novos horizontes quando a UNESCO a reconhecer como Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Boas provas.


Paulo Laureano Talha Tinto 2018

Alentejo
PL Wines
Mistura de várias castas tintas, das vinhas velhas da Vidigueira
31,76 euros

Esta é uma das seis novas apostas de Paulo Laureano, produtor de nomeada da Vidigueira que acaba de se associar ao Grupo Parras para ampliar a notoriedade no mercado nacional. Excelente equilíbrio entre a rusticidade da talha, a elegância da madeira e o estágio em garrafa. Fresco e provocador. Excelente.


XXVI Talhas Mestre Daniel Branco 2021

Alentejo
Aconchego da Aldeia
Antão Vaz, Perrum e Roupeiro
20 euros

Um branco que é tradição dos pés à cabeça, honrando a memória do saudoso Mestre Daniel e de seus antepassados, que sempre viram na talha a melhor forma de trabalhar o vinho em Vila Alva. A mineralidade e os apontamentos de frutos tropicais mostram ao que vem. Acidez cativante.


Farrapo Tinto 2021

Alentejo
Gerações da Talha
Vinhas velhas cujas castas estão misturadas, destacando-se Alfrocheiro, Trincadeira e Aragonês
22 euros

É muito mais do que um vinho. É o tronco da árvore genealógica desta família de Vila de Frades, que teve no bisavô Francisco o fiel precursor de uma tradição que as atuais gerações fazem questão de preservar. E de tão bem alimentar. Muita fruta e muita frescura, bela acidez. Excelente relação qualidade-preço.


Honrado Talha Tinto 2021

Alentejo
Honrado Vineyards
Alfrocheiro, Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet
16,90 euros

A invulgar garrafa anuncia o que alberga. Talha foi a primeira marca lançada pela Honrado Vineyards. Um vinho produzido para ser o mais fiel às origens. Os apontamentos de resina e argila conferem-lhe essa autenticidade. Mas não lhe faltam taninos redondos. E muito para descobrir. Excelente exercício de prova.


Bojador Talha Tinto 2021

Alentejo
Herdade do Rocim
Trincadeira, Moreto e Tinta Grossa
42 euros

Este fantástico tinto, repleto de frescura e mineralidade, reflete a paixão de Pedro Ribeiro pelo Vinho de Talha e pelo Amphora Wine Day, que a Herdade do Rocim promove desde 2018. Com vinificação tradicional, possui esse registo ancestral do barro, mas também revela um caráter cosmopolita. Merece o Mundo.


*Nota – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto